WWF-Brasil e ICMBio promovem expedição científica à Terra do Meio

WWF - www.wwf.org.br - 01/12/2010
Entre os dias 3 e 14 de dezembro, acontecerá a 3ª Expedição Científica à região da Terra do Meio com destino ao Parque Nacional (Parna) Serra do Pardo, no Pará.

Organizada pelo Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e WWF-Brasil em parceria com o Museu Emílio Goeldi, o objetivo da viagem é levantar informações sobre a vegetação e fauna da região para o ordenamento territorial e elaboração do plano de manejo da unidade de conservação.

O Parna Serra do Pardo, com aproximadamente 445 mil hectares, é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente. Ele ocupa parte do município de Altamira, mas fica mais próximo do centro da cidade São Félix do Xingu. A região é considerada pelo Programa Nacional de Diversidade Biológica (Pronabio) uma das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade no estado do Pará.

"Esta expedição, a terceira realizada pelo WWF-Brasil e ICMBio na região da Terra do Meio, irá fechar o Ano Internacional da Biodiversidade com chave de ouro", afirmou Cláudio Maretti, superintendente de conservação do WWF-Brasil. "Depois dos resultados positivos da COP 10 realizada no Japão, esta expedição é uma contribuição para o cumprimento das metas para 2020 no que diz respeito à consolidação de áreas protegidas do país. Conhecer as UCs é fundamental para o trabalho dos órgãos governamentais de conservação da biodiversidade", afirmou Maretti.

Pesquisadores do Museu Emílio Goeldi, da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal de Goiás e do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) coletarão em campo amostras de organismos indicadores de biodiversidade, tais como anfíbios, répteis, aves, mamíferos, peixes e vegetação. A metodologia que será usada é a Avaliação Ecológica Rápida (AER), que possibilita conhecer em curto prazo a presença, a quantidade e a diversidade de espécies no local.

Haverá três bases de pesquisa no Parna. Cada base terá quatro trilhas, com cerca de cinco quilômetros cada, com diferentes paisagens e vegetação. Essa heterogeneidade de ambientes foi escolhida para aprimorar a amostragem dos pesquisadores, que poderão, assim, encontrar o maior número de espécies, inclusive algumas possíveis novas espécies.

A equipe da expedição científica sairá da cidade de Altamira (PA) no dia 3 de dezembro, às 8h, com destino ao Parna Serra do Pardo. A logística da expedição conta com o suporte do ICMBio, que disponibilizará um avião Caravan para o transporte de Altamira ao parque, e do Exército, que mobilizará um helicóptero Cougar para deslocamentos dentro da unidade de conservação.

http://www.wwf.org.br/?26903/WWF-Brasil-e-ICMBio-promovem-expedicao-cientifica-a-Terra-do-Meio
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.