Mosaico Bocaina retoma Camara Técnica de Ecoturismo

Fundação Florestal - http://www.fflorestal.sp.gov.br - 24/08/2011
Cumprindo deliberação do Conselho Consultivo do Mosaico Bocaina, estão sendo retomadas as atividades de sua Câmara Técnica de Ecoturismo, que foi criada em 2007. Para reabrir os trabalhos, uma reunião com cerca de 20 pessoas, aconteceu nesta segunda-feira, 22, no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba. Entre os assuntos, foi abordado o objetivo deste grupo e os desafios para desenvolver o turismo de forma sustentável na região. O próximo encontro deste grupo será realizado em outubro e está aberto a convidados.

Entre as propostas do grupo, foi citada a criação de um inventário que reuna os atrativos turísticos de todas as comunidades presentes no mosaico para a formulação de roteiros integrados de turismo. Também foi discutida a realização de um grande evento voltado para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária na região, com palestras, oficinas temáticas e intercâmbio entre as atividades. Este assunto será conversado durante a próxima Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais, para que cada comunidade opine sobre o formato deste evento, bem como se deve ser realizado ou não.

Estiveram presentes representantes da Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba e Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte (APA Marinha LN); Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo; Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DIPAB); Universidade de São Paulo; Parque Estadual Cunhambebe (PEC); Associação dos Moradores do Quilombo do Campinho (AMOQC); Praia do Sono e Ong Ecobrasil.

Fique sabendo

Quer saber mais sobre o Mosaico Bocaina e suas ações? Lá, você encontra informações sobre como participar das discussões relativas à região. Acesse: www.bocaina.org.br ou www.mosaicobocaina.org.br.





http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=240
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.