Famílias são retiradas de Área de Proteção Permanente, em Manaus

G1 - http://g1.globo.com - 09/11/2011
Policiais militares, agentes da Guarda Civil Metropolitana e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estão retirando, na manhã desta quarta-feira (9), cerca de 80 famílias que invadiram um terreno dentro da Área de Proteção Permanente (APP) do Tarumã, Zona Rural de Manaus.

A operação começou por volta de 5h30 e, segundo o comandante do Batalhão de Choque da PM, major Antônio Brandão, não há resistência por parte dos invasores. Ele informou que 170 homens estão dando apoio à operação, coordenada pela Semmas.

De acordo com informações da Secretaria, a área invadida fica no Km 3 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Os invasores estavam no local há três anos. No ano passado, eles foram retirados da área por ordem da Justiça Federal, mas voltaram ao local.

A área invadida já estava loteada, com algumas casas construídas em alvenaria. A maior parte das famílias só frequentava a invasão nos fins de semana. Os fiscais identificaram a derrubada de várias espécies de árvores, para a construção de pequenos ramais. Os leitos de igarapés também sofreram degradação devido a poluição.

A ação, chamada pela Semmas de 'varredura', consiste na retirada imediata dos invasores, na identificação deles, e na derrubada de barracos e outras estruturas montadas por eles dentro da área verde. Ainda segundo a Semmas, alguns líderes desta invasão comandavam outros assentamentos irregulares em Manaus.

Entre janeiro e novembro deste ano, a Semmas desarticulou 105 invasões de terras.




http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2011/11/familias-sao-retiradas-de-area-de-protecao-permanente-em-manaus.html
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Margem Esquerda do Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.