APA São Francisco: um símbolo construído por muitas mãos

Agência Acre - http://www.agencia.ac.gov.br - 14/12/2011
A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma categoria de unidade de conservação relativamente nova, que se destaca por ser uma unidade integrada que busca traduzir na prática o desafio do desenvolvimento sustentável, procurando harmonizar a conservação e recuperação ambiental com as necessidades humanas.

A Área de Proteção Ambiental do Igarapé São Francisco foi criada pelo decreto no 12.310, de junho de 2005, para preservar e recuperar o igarapé e demais cursos d'água do seu entorno, além de ordenar a ocupação das áreas de influência, fomentar a educação ambiental, a pesquisa científica e a conservação dos valores ambientais, culturais e históricos.

Em 2009, nas primeiras reuniões do Conselho Gestor da APA Igarapé São Francisco, os conselheiros tiveram a idéia de criação de uma logomarca para a unidade a partir das impressões da própria comunidade desse modo pensou-se em abrir um concurso para criação da logo com os alunos do ensino médio. Em julho deste ano, a discussão foi retomada. Assim, a presidente do Conselho, Flávia Souza, representante da SEMA, em parceria com o conselheiro da SEE, Victor Rendon Hidalgo, articularam esta ação, após a definição e mapeamento das 5 escolas públicas de ensino médio presentes na APA: o Colégio Estadual João Batista Aguiar, Colégio Estadual Professora Clícia Gadelha, Colégio Estadual Glória Perez, Colégio Estadual Armando Nogueira e Instituto de Educação Lourenço Filho.

Para orientar os alunos, os professores participaram de uma capacitação na Secretaria de Estado de Educação (SEE), ministrada pelos designers gráficos Mauricio Galvão e o Márcio Oliveira. Eles ensinaram aos professores as técnicas de design para criação de logomarcas, com o objetivo de fornecer recursos didáticos e ferramentas de criação adequadas à proposta.

O Conselho lançou o edital e divulgou nas escolas ações educativas sobre a APA do Igarapé São Francisco. Os alunos tiveram um mês e meio para desenvolver os trabalhos, sendo entregues mais de 300 desenhos para a logomarca da APA.

A ganhadora foi uma aluna do 1o ano do ensino médio da Escola Glória Peres, Rhayane Bento da Silva, com o desenho intitulado APA Igarapé São Francisco, cuidando de você, cuidamos de nós. A vencedora recebeu das mãos do Secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, um netbook. O premio foi doado à Sema pela Agrimaq Comércio e Serviços Ltda, apoiadora do evento.

Para a professora da escola Glória Peres, Maria das Dores Coelho, a importância do concurso se deve ao trabalho de conscientização e o conhecimento que alunos e comunidade obtiveram sobre a APA.

"Os alunos não sabiam o que era uma Área de Proteção Ambiental, e nem o significado da sigla APA, mesmo a nossa escola fazendo parte da APA eles não tinham idéia do que era. Primeiro, eu expliquei o que eles iriam participar de um concurso para a criação de uma logomarca e depois explicamos sobre a APA, quando eles tiveram conhecimento do que se tratava, aí começou fluir as idéias, eles começaram a criar os desenhos, a combinação das cores, foi muito legal. Essa interação é importante, porque através da conscientização da comunidade escolar conseguimos atingir as famílias" declarou a professora.

"Eu achei muito boa a idéia do concurso da logomarca da APA, porque estimulou os alunos a contribuir de alguma forma com a conservação do rio São Francisco. E o desenho que eu fiz é para mostrar uma Área de Proteção Ambiental bem cuidada e conservada com a ajuda de todos" disse a vencedora do concurso, Rhayane Bento da Silva, 16 anos, aluna do 1o ano do ensino médio da Escola Glória Peres.

O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, parabenizou o Conselho gestor da APA, as escolas participantes e, em especial, Rhayane da Silva pelo prêmio. Destacou ainda que a APA é o grande desafio das áreas de conservação, uma vez que costuma ocorrer no entorno de centros urbanos.

"A APA é uma unidade de uso sustentável, mais um uso sustentável diferenciado das reservas extrativistas. Esse é o grande desafio do Conselho, tornar esse território que tem características especiais, em uma APA efetiva, bem conservada, para isso as pessoas que moram nela precisam conhecer e saber o que cada um pode fazer para tornar em uma unidade de conservação especial", finalizou Edegard de Deus.

O que é uma logomarca?

Para se produzir uma marca, o primeiro passo é definir que tipo você quer criar. Para tanto, aqui segue a definição de cada uma:

Símbolo: é um ícone ou ilustração abstrata para representar ou lembrar a empresa ou instituição.

Logotipo: é formado pelo Nome da empresa ou instituição, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras.

Logomarca: é a junção do símbolo com o nome. Observe que a principal diferença entre o logotipo e a logomarca é que na logomarca, o símbolo não participa do nome da empresa. já no logotipo, o próprio nome faz parte do símbolo.

Complemento: é qualquer informação complementar (palavra ou imagem) adicionada ao conjunto da logomarca. o complemento tem como finalidade identificar ou destacar alguma característica da instituição. no exemplo, a frase faz parte da logomarca.



http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/meio-ambiente/17764-apa-sao-francisco-um-simbolo-construido-por-muitas-maos.html
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Igarapé São Francisco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.