Projeto que estuda caça de subsistência na resex Alto Tarauacá entra em nova fase

ICMbio - http://www.icmbio.gov.br - 27/09/2012
"Caracterização da caça de subsistência e seus efeitos sobre as populações de mamíferos de médio e grande porte na Reserva Extrativista do Alto Tarauacá, AC". Este é o título do projeto firmado, por meio do Edital Dibio/2012, entre a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT/ICMBio) e a Universidade Federal do Acre (UFAC) que completou mais uma etapa de seus trabalhos.

Durante os dias 23 de agosto a 7 de setembro foi realizada a quarta expedição à Reserva Extrativista (Resex) do Alto Tarauacá, para a segunda fase das amostragens com armadilhas fotográficas (câmaras-trap) às espécies de mamíferos comuns na região.

Desde maio, as câmeras permaneceram por 90 dias, próximas ao Igarapé Ouro Preto, uma região isolada da Resex onde não há moradores em um raio de 7km. Durante essa primeira etapa foi possível obter informações da comunidade de mamíferos da área, sendo registradas 21 espécies de mamíferos de médio e grande porte, incluindo espécies ameaçadas de extinção como a anta (Tapirus terrestris), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e a onça-pintada (Panthera onca).

Nesta nova etapa, as armadilhas fotográficas ficarão expostas em uma área com alta densidade humana e consequentemente maior pressão de caça por igual período de 90 dias, ou seja, até o mês de novembro.

Além dos trabalhos com as armadilhas, a equipe executora do projeto segue monitorando a caça de subsistência de 54 famílias da Resex do Alto Tarauacá. Para isso estão sendo aplicados calendários de caça no qual os moradores registram diariamente os animais que são abatidos para o consumo familiar, além de entrevistas com o intuito de fazer um levantamento das características socioculturais que influenciam no padrão de caça feita por esses moradores.

A existência de restrições alimentares ligadas à opção religiosa, o uso de animais ou partes deles para práticas zooterápicas, o compartilhamento da caça entre pessoas da mesma família e vizinhos, otimizando o uso desse recurso, e a forma de iniciação na obtenção de proteína animal são algumas das práticas que estão sendo verificadas na região e que contribuirão para o melhor entendimento sobre o papel da caça no sistema social dessa região.

A partir da comparação das duas amostragens será possível gerar subsídios e informações que auxiliem os gestores em ações prioritárias de conservação e manejo da fauna silvestre, de forma a respeitar e garantir o direito assegurado do uso do recurso pelos povos e comunidades tradicionais em questão.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/3360-projeto-que-estuda-caca-de-subsistencia-na-resex-alto-tarauaca-entra-em-nova-fase.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Alto Tarauacá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.