Conselho Consultivo do Parque Estadual do Xingu será reativado

Secretaria do Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso - http://www.sema.mt.gov.br - 17/04/2014
Em continuidade ao processo de reativação dos Conselhos Consultivos das Unidades de Conservação Estaduais, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza uma reunião na próxima quarta-feira (23.04), às 19 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Santa Cruz do Xingu, a 1.230 quilômetros de Cuiabá, na Região Nordeste do estado.

Após a Reativação do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Xingu (PES) será dada posse aos membros representantes das instituições e, em seguida, haverá a eleição da Vice-Presidência e Secretaria-Executiva do Conselho e revisão do regimento interno.

A primeira reunião, no processo de reativação dos Conselhos, foi realizada em fevereiro, no município de Cotriguaçu, para a reativação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Igarapés do Juruena.

O Parque Estadual do Cristalino I e II, localizado nos municípios de Novo Mundo e Alta Floresta, na Região Norte do Estado, teve seu Conselho Consultivo reativado no dia 02 de abril, no município de Novo Mundo. A reunião contou com ampla participação de representantes de instituições, ONG's e outros organismos.

O secretário-adjunto de Mudanças Climáticas, Wilson Gambogi Pinheiro Taques explicou que a iniciativa integra um conjunto de ações determinadas pelo Governo do Estado, e realizadas pela Sema, visando a estruturação das unidades de conservação estaduais.

Ao todo, a Sema irá reativar ou criar Conselhos Consultivos em 40 unidades de conservação do estado. No mês de maio estão previstas reuniões semelhantes para reativação dos Conselhos Consultivos dos parques estaduais da Serra Azul, em Barra do Garças e Dom Osório Stoffel, em Rondonópolis.

Também estão sendo programadas reuniões para reativação dos Conselhos Consultivos dos Parques Estaduais Massairo Okamura e Mãe Bonifácia, em Cuiabá, informou o secretário adjunto.

"A participação da sociedade é fundamental para o fortalecimento das unidades de conservação. Por isso toda a sociedade esta convidada a comparecer a essas reuniões".



http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2460:conselho-consultivo-do-parque-estadual-do-xingu-sera-reativado&catid=207:unidades-de-conservacao&Itemid=180
UC:Parque

Related Protected Areas: