Incêndios já destruíram quase 6 mil hectares de áreas de preservação em Minas neste ano

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 02/10/2014
O número de queimadas e focos de incêndio em Minas Gerais vem chamando a atenção da população e mobilizando o Corpo de Bombeiros nas últimas semanas. Somente em 2014, quase seis mil hectares de espaços de preservação ambiental já foram destruídos pelo fogo em 471 ocorrências, conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Consequentemente, as áreas verdes que ficam em torno das Unidades de Conservação perderam mais de 7,5 mil hectares até o fim de setembro. Conforme o Sistema Estadual de Meio Ambiente, agosto foi mês em que as matas mineiras mais foram atingidas por incêndios, quando mais de oito mil hectares foram destruídos, levando em consideração a soma de ocorrências dentro e ao redor dos parques de preservação.

As áreas de preservação que mais perderam em virtude dos incêndios foram Alto do Mucuri, Cochá e Gibão e Pandeiros, todos com mais de 295 mil hectares de matas perdidas. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Serra do Curral, Serra da Moeda e Parque do Rola-Moça tem sofrido com constantes queimadas.

Nessa quarta-feira, o Corpo de Bombeiros registrou 72 incêndios em vegetações em 14 lotes vagos da Grande BH. Conforme o Estado de Minas divulgou nesta quinta, especialistas apontam a falta investimentos para instalação de equipamentos, além de brigadas públicas específicas para controlar focos nas áreas de preservação.

Ainda conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em 2013 Minas Gerais contabilizou 14,6 mil hectares de queimadas em áreas internas e quase 8 mil nas proximidades. Um dos fatores que contribui para esta realidade é a baixa umidade do ar e o vento, que contribuem param que os focos de incêndio se espalhem.

Durante a tarde desta quinta, os bombeiros realizaram mais trabalhos para combater incêndios em BH, nos Bairros Belvedere, Zona Sul, e Estrela do Oriente, Região Oeste. Em São Joaquim de Bicas e Lagoa Santa os militares também tiveram trabalho para controlar as focos de incêndio.



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/10/02/interna_gerais,575321/incendios-ja-destruiram-quase-6-mil-hectares-de-areas-de-preservacao-em-minas-neste-ano.shtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Rola Moça
  • UC Rio Pandeiros
  • UC Cochá e Gibão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.