Parque Estadual do Sumidouro recebe visita de Dinamarqueses

IEF Minas Gerais - http://www.ief.mg.gov.br - 07/11/2014
O Parque Estadual do Sumidouro recebeu, nos dias 3 e 4 de novembro, um grupo de cientistas dinamarqueses integrantes da Sociedade Dinamarquesa de História Natural (DNF). O principal objetivo da visita foi permitir aos pesquisadores o contato com as localidades visitadas por Peter Lund, visando a elaboração de um artigo científico para a Revista DNF, publicada pela Universidade de Copenhagen. Os pesquisadores ficaram hospedados no alojamento de pesquisadores do Parque.

O gerente do Parque, Rogério Tavares, disse que a visita dos pesquisadores ao Sumidouro e à Rota das Grutas Peter Lund, deixou marcas indeléveis de simpatia e respeito a tudo construído e preservado na Unidade de Conservação. "Na oportunidade, os pesquisadores visitaram o túmulo de Peter Lund, declamaram um poema e depositaram flores de pequi junto ao busto do naturalista", contou Rogério.

De acordo com a pesquisadora das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ceará (UFC), Maria Eduarda Leal, o artigo terá uma abordagem multidisciplinar, uma vez que os pesquisadores envolvidos derivam de diferentes áreas da academia. Além da boa repercussão da proposta de publicação de um artigo em Português e Inglês na Revista Internacional, o gerente do Parque destacou, também, a oportunidade de parceria dos pesquisadores com a Gestão do Parque e a possibilidade de retorno dos estudiosos e outros parceiros à Unidade de conservação em 2016. "O contato e possível intercâmbio entre pesquisadores dinamarqueses e brasileiros é muito importante, no sentido de que possamos formar futuras parcerias", ressaltou o gerente.

Os pesquisadores percorreram durante a visita, os marcos da Rota das Grutas Peter Lund, tais quais, a Gruta do Maquiné; o Museu Guimarães Rosa em Cordisburgo; a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas; o Parque Estadual Cerca Grande em Matozinhos; o Centro de Arqueologia, Escola Estadual Dr. Lund; o Monumento Natural Lapa Vermelha, considerado o berço de Luzia em Pedro Leopoldo; o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas em Belo Horizonte, além de lojas de artesãos na comunidade de Lapinha em Lagoa Santa.

A visita contou, também, com a presença de pesquisadores brasileiros. Liderados pelo paleontólogo do setor de zoologia da Universidade de Copenhague, Niels Bonde e pela paleontóloga brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Ceará, Maria Eduarda Leal, o grupo fez uma apresentação sobre a obra e as contribuições de Peter Lund para o desenvolvimento do pensamento evolucionista a representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Pedro Leopoldo, para a equipe de Gestão e Conselheiros do PE Sumidouro e da Área de Preservação Ambiental (APA) Carte Lagoa Santa.

O Paleontólogo Niels Bonde destacou o trabalho desenvolvido no Parque Estadual do Sumidouro, parabenizando o gerente e toda a equipe da unidade de conservação. "Levarei uma ótima impressão do estado de Minas Gerais. Queremos divulgar e colaborar com o Estado na busca de parceiros internacionais que apoiem os projetos e ações desenvolvidas em prol da preservação e valorização deste importantíssimo patrimônio", disse.



http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1892-parque-estadual-do-sumidouro-recebe-visita
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Carste de Lagoa Santa
  • UC Sumidouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.