ICMBio desmonta garimpo ilegal em Rondônia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/06/2015
A região da Floresta Nacional do Jamari é rica em diversos minerais


Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram nos dias 19 e 20 de junho uma operação de fiscalização na Floresta Nacional do Jamari, localizada no estado de Rondônia. A ação, que teve apoio da Companhia de Operações Especiais (COE) e do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia (BPA), resultou no desmonte de um garimpo ilegal na Unidade de Conservação (UC).

A região da Floresta Nacional é rica em diversos minerais como cassiterita (fonte para obtenção de estanho), columbita, tantalita (utilizadas na fabricação de dispositivos eletrônicos) e nióbio (metal para produção deaços inoxidáveis especiais). Segundo Áquilas Mascarenhas, chefe da UC e coordenador da operação, "a Unidade sofre há mais de 30 anos com as constantes frentes de garimpo ilegais. A ação de fiscalização faz parte de um conjunto de atividades que buscam coibir a extração mineral irregular".

Com a chegada dos agentes de fiscalização no local, os infratores fugiram. "Geralmente estão à frente dos garimpos pessoas com baixo grau de instrução e baixa renda. Acreditamos que eles são arregimentados, por isso estamos contando com o apoio da Polícia Federal para investigar e responsabilizar os responsáveis", afirmou Áquilas.

O garimpo, que operava no local com nove motores, foi desmontado. Todos os equipamentos foram apreendidos - oito deles destruídos mediante lavratura de Termo de Destinação Sumária e um, o único portátil, ficou sob guarda da Floresta Nacional do Jamari. "Os garimpos impactam a Unidade sem o compromisso de recuperar o dano causado, diferente das mineradoras autorizadas na Floresta Nacional do Jamari, que devemcumprir, após a exploração mineral, o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)", explicou Áquilas.

A operação de fiscalização contou com o apoio de fiscais da Floresta Nacional do Bom Futuro (RO) e da Reserva Extrativista Canavieiras (BA).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6867-icmbio-desmonta-garimpo-ilegal-na-floresta-nacional-do-jamari.html
Mineração:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Bom Futuro
  • UC Jamari
  • UC Canavieiras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.