Naturatins intensifica ações de combate e prevenção a incêndios em Unidades de Conservação do Estado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 22/09/2015
Devido ao período seco e propício ao aparecimento de incêndios, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensificou as ações de combate e prevenção nas quatro Unidades de Conservação (UC) de proteção integral administradas pelo órgão. O Naturatins é responsável pela preservação de aproximadamente 300 mil hectares, somando todas as áreas das UCs Parque Estadual do Cantão, Parque Estadual do Lajeado, Parque Estadual do Jalapão e Monumento Natural de Árvores Fossilizadas.

Para o ano de 2015, no período de estiagem entre os meses de julho a novembro, o órgão ambiental estadual contratou 50 brigadistas distribuídos pelas unidades de conservação. Todas as ações de prevenção dentro destas áreas foram planejadas no primeiro semestre com o objetivo de garantir maior segurança na execução do trabalho realizado pelos brigadistas.

Um exemplo de planejamento é o Parque Estadual do Cantão (PEC). De junho até o momento, foram registrados somente nove focos de incêndios. As queimadas iniciaram na última segunda-feira, 22, e 16 brigadistas estão atuando para combater o fogo. "Todas as ações foram realizadas e, este ano, o parque registrou um número baixo de queimadas. Começamos o trabalho de prevenção no semestre passado e somente nesta segunda-feira registramos os primeiros focos de incêndios", afirmou a gerente do PEC, Vanusia Ribeiro.

Já o Parque Estadual do Lajeado (PEL), até o momento não registrou nenhum foco de incêndio. Apesar de estar localizado na Serra do Lajeado, o PEL conta com cerca de 10 mil hectares e, desde maio, realiza diversas ações de prevenção. "Realizamos aceiro em todo o entorno do PEL, realizamos visitas nos vizinhos do parque, também fizemos queimadas controladas, e até agora não registramos nenhum foco dentro da unidade de conservação", explicou o gerente do PEL, Volnei Marcos Martinovski.

Queimadas controladas

Para evitar o fogo desordenado e incêndios, durante o período de junho a 1o de outubro, as autorizações para queimadas controladas estão suspensas, por meio da Portaria no 129/2015. Os produtores e empreendimentos que realizarem sem autorização do órgão ambiental podem sofrer advertência e até mesmo multa, calculada a partir da extensão da superfície queimada.




http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/9/22/naturatins-intensifica-acoes-de-combate-e-prevencao-a-incendios-em-unidades-de-conservacao-do-estado/
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.