Naturatins estende práticas do MIF para todas as UCs do Estado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 03/06/2016
As aplicações técnicas, que apresentaram resultados positivos, com o Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas a partir do Projeto Cerrado Jalapão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Área de Preservação Ambiental (APA) e Unidades de Conservação (UCs) nacionais na região, serão ampliadas para as UCs estaduais.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu de 31 de maio a 3 de junho, técnicos, gestores das UCs do Estado e de instituições parceiras, para a demonstração dos procedimentos adequados e outros cuidados importantes que devem ser tomados ao manejar o fogo com atividade prática realizada no Parque Estadual do Lajeado (PEL).

A importante colaboração do uso da tecnologia, na consulta e análise de imagens de satélite, para o planejamento da aplicação do uso do fogo, a observação de aspectos como período de estiagem, percentuais de umidade e a posição do vento são algumas das estratégias vistas no decorrer da capacitação.

De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Maurício Araújo, replicar o conhecimento de experiências de sucesso é um dos objetivos do projeto. "No próximo semestre, o projeto se encerra, mas aguardamos a análise da possibilidade de sua renovação. O levantamento dos resultados obtidos apontou que o modelo de manejo aplicado contribuiu com avanços na região e que sem dúvida são importantes ferramentas para as demais unidades", destacou.

Além da contextualização do projeto, seu objetivo, etapas e colaborações entre equipes, o grupo que esteve no parque para acompanhar a atividade do manejo na prática e bem de perto.

PEL

O Parque Estadual do Lajeado (PEL), localizado no Km32 da To-020 entre Palmas e Aparecida do Rio Negro, comemorou 15 anos, no último dia 13 de maio, com a realização de trilha ambiental, visita ao viveiro e a área de recuperação do PEL. Participaram desse momento, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), curso de formação técnica em florestas nas disciplinas de Sistemas Agro florestais e a disciplina de Ecologia Florestal, sob a orientação das professoras Carolina Joly Moreira e Carina Bezerra Benevides.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/6/3/naturatins-estende-praticas-do-mif-para-todas-as-ucs-do-estado/
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.