Descritas três novas espécies de planárias

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/01/2017
Descoberta ocorreu na Flona de Três Barras e numa RPPN que ficam na região Sul, em área de mata de araucária, considerada hotspot (lugar de alta biodiversidade) de vermes rasos terrestres


Três novas espécies de planárias (pequeninos vermes) foram descobertas em área de mata de araucária, na região Sul do Brasil, sendo duas na Floresta Nacional (Flona) de Três Barras, em Três Barras, Santa Catarina, e uma na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Araucária, em General Sampaio, no Paraná. A Flona de Três Barras é administrada pelo ICMBio e a RPPN da Araucária, embora seja uma reserva privada, tem a supervisão do Instituto.

As três novas espécies, descritas pelas pesquisadoras Ilana Rossi e Ana Leal-Zanchet, são do gênero Cratera Carbayo e diferem de seus congêneres principalmente pelo padrão de cor, anatomia da faringe e vesícula prostática, além de detalhes da papila do pênis e do átrio masculino. Elas foram colhidas durante o dia por amostragem direta em lixo foliar, debaixo e no interior de troncos caídos e sob pedras, e durante a noite (quando as planárias ficam mais ativas) por busca visual.

A planária é um verme de vida livre encontrado nas águas doces de rios, lagos e fontes. Habita, normalmente, a parte inferior de plantas, troncos submersos e rochas. Alimenta-se de outros invertebrados, podendo, por isso, ser útil na extinção de pragas provocadas por micro-organismos, como fungos, por exemplo. Não causa doença ao homem. Já as florestas de araucária são consideradas hotspots (lugares de elevada riqueza natural e alto risco de ameaça) de verme raso terrestre, abrigando um elevado número de espécies não descritas pela ciência.

Serviço:

Clique aqui para ter acesso ao estudo publicado em inglês



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8658-descritas-tres-novas-especies-de-planarias
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Três Barras
  • UC Araucárias (RPPN)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.