Câmara aprova texto-base de MP que altera limites para produção agropecuária na Amazônia

Radio Agência EBC - http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica - 17/05/2017
Câmara aprova texto-base de MP que altera limites para produção agropecuária na Amazônia

02:33 Política, Notícias 17/05/2017 - 08h11 Brasília Embed
Maíra Heinen

O plenário da Câmara aprovou o texto base da Medida Provisoria (MP) 756/2016, que altera os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará. A MP desmembra parte da floresta para a criação da área de proteção ambiental.
Um dos destaques aprovados retirou do texto a transformação da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo em duas unidades com finalidades diversas: um parque nacional e uma área de proteção ambiental.
O texto aprovado é o projeto de lei de conversão do deputado José Priante (PMDB-PA). Ele defendeu a aprovação da matéria, ressaltando a busca para conciliar preservação ambiental com desenvolvimento econômico da região.
"Existem brasileiros alí de diversas regiões do país produzindo. É um município que tem, na sua geografia, perto de 1,5 milhão de cabeças de gado e que nós estamos procurando fazer um ajuste para que possamos garantir a preservação e, ao mesmo tempo, toda a vocação produtiva que já existe na região", justificou Priante.
Durante a sessão, a oposição tentou fazer várias obstruções e apresentou alguns destaques, que não foram aprovados, como o que retirava do texto a permissão para mineração na Floresta Nacional do Jamanxim.
Também foi rejeitado o destaque da oposição que pretendia excluir do texto, o artigo que permite a diminuição dos limites da Floresta Nacional do Jamanxim. Deputados chegaram a abrir uma faixa com os dizeres "a Amazônia pede socorro!". Eles são contra as mudanças em áreas de conservação por meio de medida provisória.
Para o deputado Edmilson Rodrigues (PSol), a medida aprovada privilegia o latifúndio e a mineração. "É o risco de abrir as porteiras para o latifúndio, para o agronegócio, para as mineradores. Então, esse é o objetivo da bancada ruralista aqui."
O PSol anunciou que deve entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a MP. Na mesma linha, organizações não governamentais prometem pressionar o governo para a não aprovação da medida.
A judicialização também é avaliada, como ressalta o advogado do Instituto Socioambiental (ISA), Mauricio Guetta.
"O ISA continuará pressionando o parlamento, mesmo após a aprovação na Câmara. No Senado, faremos isso e também pediremos o veto ao presidente da República, sob pena de ações judiciais se nesse processo não formos exitosos", afirmou Guetta.
O texto aprovado reverte ainda a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, que havia sido promovida pela Lei 13.273 de 2016.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2017-05/camara-aprova-texto-base-de-mp-que-altera-limites-para-producao-agropecuaria
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Nascentes da Serra do Cachimbo
  • UC Jamanxim
  • UC Rio Novo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.