28 fiscalizações são realizadas no Parque Estadual do Cantão durante o 1o semestre

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 19/07/2017
A supervisão do Parque Estadual do Cantão (PEC) apresentou nesta quarta-feira, 19, o relatório das operações de fiscalização ocorridas durante o 1o semestre deste ano. Ao todo somaram 28 operações que resultaram na aplicação de oito multas, no valor total de R$ 1.747.200,00.

As ações que são de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tem como propósito coibir crimes ambientais na região do Parque Estadual do Cantão (PEC). A medida apreendeu um motor de popa, uma canoa de madeira, 2.745 metros de redes/tarrafas, 448 quelônios, 179 boias de captura de quelônios, 130 quilos de pescado, duas armas de fogo, 10 munições, seis varas/molinetes, quatro anzóis, além de um animal que foi resgatado.

As fiscalizações começaram no dia 09/01 e foram finalizadas no dia 15/07, e segundo o gestor do PEC, Adailton Glória, o trabalho de fiscalização é planejado com um mês de antecedência e está atingindo o objetivo, que é coibir a pesca e a caça predatórias.

O supervisor aponta que as atividades têm sido positivas, já que reduz a predação. "Temos realizado educação ambiental nas escolas, assentamentos, fazendas e também no município de Barreira do Campo (Pará), local onde foram realizadas as últimas apreensões de quelônios", lembrou.

Com parte destas ações foram realizadas a Oficina Voluntária da Natureza, que teve como finalidade ampliar o leque de pessoas em defesa da biodiversidade. "As operações de fiscalização contaram também com apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Araguaia, Pousada Cantão e Fazenda Fartura", concluiu.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/7/19/28-fiscalizacoes-sao-realizadas-no-parque-estadual-do-cantao-durante-o-1-semestre-/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.