Estado quer parceria com índios na gestão do Jaraguá

OESP, Metrópole, p. A13 - 19/09/2017
Estado quer parceria com índios na gestão do Jaraguá

Em reunião realizada ontem, os secretários estaduais Maurício Brusadin, do Meio Ambiente, e Márcio Elias Rosa, da Justiça, apresentaram a líderes indígenas a proposta de criação de um grupo de trabalho para a regulamentação do uso do Parque Estadual do Jaraguá pela comunidade indígena. N a reunião, Brusadin ressaltou que não haverá concessão do parque.
Os índios ainda reivindicam a revogação de portaria do Ministério da Justiça que anula outra portaria da própria pasta, assinada em 2015, que previa a expansão do território indígena do Jaraguá de 3 hectares para 512 hectares. Os indígenas encerraram na sexta-feira a ocupação do parque em protesto contra a nova portaria. Eles chegaram a subir ao Pico do Jaraguá e interromper o funcionamento de antenas de telecomunicação - o que chegou a prejudicar mais de 600 mil usuários. "O que queremos é reconectar os indígenas, ouvir suas demandas e discutir políticas públicas. Queremos construir um território de diálogo", disse Brusadin.
Antes de efetivar a criação do grupo, a proposta será debatida entre os índios, de acordo com nota da Secretaria de Meio Ambiente. "Somente após essa conversa é que uma nova reunião será marcada para a constituição da agenda de trabalho."

OESP, 19/09/2017, Metrópole, p. A13

http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,estado-quer-parceria-com-indios-na-gestao-do-jaragua,70002006765
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • UC Jaraguá (PES)
  • TI Jaraguá
  • TI Jaraguá (reestudo)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.