Após ocupação de parque, índios do Jaraguá fazem rituais: 'A luta continua'

G1 - https://g1.globo.com - 17/09/2017
Os índios da tribo Guarani, que ocuparam até a sexta-feira (15) o Parque Estadual do Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, seguem mobilizados e fazem rituais culturais na aldeia. "A luta continua. Vamos protestar até a retomada da demarcação da terra", disse Tamikuã Txihi, uma das lideranças do momento indígena.

Eles exigem diálogo sobre a decisão do Governo Federal de anular a demarcação de terras indígenas na região. No dia 21 de agosto, o Ministério da Justiça revogou uma decisão de 2015, que criava uma reserva indígena no Pico do Jaraguá. A área havia sido expandida de 3 hectares para 512 hectares devido a "um erro administrativo", segundo o governo federal. Os índios dizem que as terras adquiriram dimensões ainda menores - 1,7 hectare.

O texto do Ministério dizia ainda que a área "foi demarcada sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área".

"Tomamos simbolicamente o controle do espaço que os brancos hoje chamam de Parque Estadual para mostrar aos governantes que o Jaraguá é guarani, sempre foi e continuará sendo", disse Tamikuã.

Segundo eles, a área corresponde a menos de dois campos de futebol, mas "para mais de 700 guarani, sendo mais da metade crianças, que sem espaço para plantar, sem mata para aprender, não poderão seguir vivendo na cultura de nosso povo", disse ela.



https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/apos-ocupacao-de-parque-indios-do-jaragua-fazem-rituais-a-luta-continua.ghtml
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • UC Jaraguá (PES)
  • TI Jaraguá
  • TI Jaraguá (reestudo)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.