G1 SC - https://g1.globo.com/sc/ - 12/11/2017
Incêndio atinge área florestal em Palhoça
Segundo Arcanjo, área equivale a sete campos de futebol. Local fica na Serra do Tabuleiro.
Por G1 SC
Um incêndio atingiu uma área equivalente a sete campos de futebol na Baixada do Maciambu, área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, na Grande Florianópolis. A equipe do Helicóptero Arcanjo foi acionada pouco antes das 14h deste domingo (12) para impedir que o fogo atingisse residências próximas ao local.
"Eram várias focos de incêndio que totalizaram cerca de dois mil metros quadrados em chamas. Este espaço equivale a sete campos de futebol. Por se tratar de vários focos é improvável que tenha começado por causas naturais. Pode ter sido causado por negligência ou por um ato criminoso", explicou o coronel João Batista Cordeiro Júnior.
Reforço por terra
A equipe do Arcanjo atuou por cerca da uma hora no local e até por volta as 16h20 cerca de 10 militares trabalhavam como batedores fazendo contenção das chamas por abafamento. Um caminhão do Corpo de Bombeiros também prestava auxílio.
"Hoje, como temos um vento de intensidade moderada há o risco de que o fogo se alastrar com velocidade. Então, é preciso agir em todas as frentes para preservar ao máximo o meio ambiente. Nossa expectativa é de que a proximidade de rios e estradas também sejam um ponto a favor para impedir que o fogo avance", complementou.
Conforme a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) a Baixada do Maciambu é considerada um monumento geológico. "Essa planície, que comporta uma das mais expressivas paisagens de restinga do litoral brasileiro, é formada por cordões arenosos na forma de semicírculos, resultantes das oscilações do nível do mar durante milhares de anos", detalhou o órgão em seu site.
Conforme o Corpo de Bombeiros, pouco antes das 17h, as chamas haviam sido extintas e a equipe trabalhava no rescaldo, para resfriamento da área atingida pelo fogo.
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Serra do Tabuleiro
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.