Projeto Golfinho Rotador faz balanço das ações com jovens em Fernando de Noronha

G1 - http://g1.globo.com/ - 16/12/2017
Projeto Golfinho Rotador faz balanço das ações com jovens em Fernando de Noronha

G1


O Projeto Golfinho Rotador está realizando um balanço das ações educacionais, realizadas este ano em Fernando de Noronha. O trabalho é feito em parecia com a Escola Arquipélago e o Núcleo de Gestão Integrado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Durante este o ano de 2017, foram promovidos trabalhos de educação ambiental com o tema "Protagonistas de Noronha".

A Escola Arquipélago conta com cerca de 400 alunos, segundo os organizadores, o objetivo do projeto foi despertar e fortalecer as relações de confiança dos alunos, trabalhando a importância da participação, responsabilidade, envolvimento, valorização de talentos, aptidões, reciprocidade, colaboração e cooperativismo e ainda a formação de lideranças atuantes na gestão.

As atividades foram divididas em quatro temas principais: "Eu Protagonista", "Protagonista na Mobilização Social", "Protagonista na Economia" e "Protagonista na Arte, Esporte, Meio Ambiente e Cultura". Foram realizadas oficinas teóricas e lúdicas, em sala de aula. Cada oficina teve uma expedição ambiental, com saídas de campo para experiências práticas sobre o tema abordado. As atividades aplicadas com linguagem adequada a cada faixa escolar e etária.


Resultados

Na Oficina "Eu Protagonista" foram trabalhados os conceitos sobre o que é protagonismo e como é ser protagonista, apresentando maneiras de aplicabilidade, facilitando as reflexões sobre o tema. Esta oficina contou com a participação de 326 alunos.

A Oficina II "Protagonista na Mobilização Social" foi realizada com exemplos, colocando em prática as formas de exercer o protagonismo, destacando a mobilização social. Foram organizados por grupos em busca da melhoria coletiva. Os alunos criaram vídeos dando sugestões e avaliações nas questões coletivas, principalmente em temas que envolvessem a ilha e a escola. Essa oficina contou com a participação de 261 alunos.

A Oficina III "Protagonista na Economia" teve como proposta gerar discussão com os alunos sobre economia, refletiu os recursos naturais e as formas de geração de itens de consumo. A oficina promoveu a reflexão dos temas: capacidade suporte e de carga, impactos ambientais, saúde do planeta, consumo consciente. Foram identificadas a origem e a destinação os itens usados pelos seres humanos e desigualdade social. A oficina contou com a participação de 297 alunos.

Na Oficina IV "Protagonista na arte, esporte, meio ambiente e cultura", teve o objetivo foi criar espaços de valores para os estudantes exercerem aptidões e talentos. Os participantes foram convidados a participar de espaços que envolvessem os temas, para cada oficina foi gerado um conteúdo que foi apresentado na "I Feira do Protagonismo da Escola Arquipélago". A oficina contou com a participação de 314 alunos.


Feira do Protagonista Infanto-Juvenil

O Projeto Golfinho Rotador, a Escola Arquipélago e o ICMBio realizaram a "I Feira do Protagonismo Infanto-Juvenil da Escola Arquipélago. As oficinas oferecidas aos alunos foram: circo, teatro, desenho, fotografia, ciências, robótica, pintura, mobília com pneus, massinha, brinquedo de sucata, dança pop, percussão, altinha, canto, grafite, ballet, jiu-jitsu, lançamento de foguete, fantoche, jardim vertical, culinária e jogos matemáticos.

Há mais de 27 anos o Projeto Golfinho Rotador, tem o patrocínio da Petrobrás, tem realizado ações de educação ambiental em Fernando de Noronha.



http://g1.globo.com/pernambuco/blog/viver-noronha/post/projeto-golfinho-rotador-faz-balanco-das-acoes-com-jovens-em-fernando-de-noronha.html
Biodiversidade:Geral

Related Protected Areas: