Moradores de comunidades de Monte Alegre recebem capacitação sobre hospitalidade turística

G1 - http://g1.globo.com/ - 17/04/2018
Moradores de comunidades de Monte Alegre recebem capacitação sobre hospitalidade turística
O ciclo de palestras tem como objetivo capacitar habitantes dos arredores das duas Unidades de Conservação para atenderem o fluxo de turistas da região.

Por G1 Santarém, PA
17/04/2018 10h24 Atualizado 17/04/2018 10h25


Cerca de 30 moradores das comunidades de Ererê, Maxirá, Maxirazinho, Santana, Paituna e Lages, de Monte Alegre, no oeste do Pará, participam até sexta-feira (20) de uma série de palestras sobre Hospitalidade Turística. A capacitação é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

As comunidades ficam localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna e nas proximidades do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), área que, desde 2017, passa por reformas para a instalação de um Complexo de Musealização. O ciclo de palestras tem como objetivo capacitar habitantes dos arredores das duas Unidades de Conservação para atenderem o fluxo de turistas da região.

Segundo a servidora da Gerência da Região Administrativa Calha Norte I (GRCN-I), do Ideflor-bio, Andreia Dantas, a ideia é que os moradores do entorno do Pema e da APA aprendam técnicas de hospitalidade, de criação de preços e de atendimento de turistas, a fim de que eles possam oferecer serviços de turismo aos visitantes da área e ter mais uma possibilidade de renda. "As palestras têm a função de sensibilizar os comunitários para que percebam o quanto é importante se qualificar profissionalmente para oferecer um serviço com qualidade aos visitantes", conta.

Os encontros ocorrem na sede da Associação de Moradores de Maxirazinho. Entre os temas abordados estão: sustentabilidade no turismo; educação fiscal; planejamento comunitário e os meios de hospedagem.

Segundo o Ideflor-bio, as comunidades já receberam, também, outras capacitações oferecidas em parceria entre o Ideflor-bio e a Setur. Uma delas foi o Trilhas e Caminhadas ação que, em junho e outubro de 2017, capacitou habitantes da região de Monte Alegre para atuarem como condutores de trilhas no Pema.

Biodiversidade

O Parque Estadual de Monte Alegre é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com pouco mais de 3,5 mil hectares. A área é reconhecida pela rica biodiversidade e também pela beleza dos recursos naturais, com formações rochosas imponentes e vistas privilegiadas, como a da Pedra do Mirante, considerado o maior atrativo turístico do Parque e que possibilita uma visão panorâmica em 360o do território.

O Pema também recebeu as marcas da passagem do homem desde tempos pré-históricos, com pinturas rupestres de mais de 11 mil anos em locais como a Serra da Lua, que possui um paredão de 200 metros repleto de pinturas na cor vermelha e amarela.

Já a Área de Proteção Ambiental Paytuna é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e, por isso, permite a habitação e utilização controlada dos recursos naturais. A APA possui quase 60 mil hectares, os quais se distribuem ao redor do Pema.



https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/moradores-de-comunidades-de-monte-alegre-recebem-capacitacao-sobre-hospitalidade-turistica.ghtml
Política Socioambiental

Related Protected Areas:

  • UC Monte Alegre
  • UC Paytuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.