Comdema aprova proposta de criação de duas Unidades de Conservação Municipais

Jornal Nova Fronteira - http://jornalnovafronteira.com.br/ - 03/05/2018
Comdema aprova proposta de criação de duas Unidades de Conservação Municipais

Jornal Nova Fronteira
Publicada em 03/05/2018 às 08:03


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) apresentou na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), realizada na quinta-feira, 26, uma proposta para criação de duas Unidades Municipais de Conservação de Proteção Integral (UCs). As unidades em pauta de criação ficam localizadas dentro da poligonal da APA da Bacia do Rio De Janeiro, que abrigam as Cachoeira do Acaba Vida e do Redondo.

O pré-projeto foi construído com base em estudos realizados por técnicos da Diretoria de Unidade de Conservação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos por solicitação da Prefeitura de Barreiras. As informações disponíveis sobre a área de interesse, apontaram através da Nota Técnica Inema 027/2017 que existe um claro potencial para criação de Unidades de Conservação de Proteção Integral, fundamentalmente nas áreas das cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo, onde em sua análise, sugerem a criação de unidades de conservação na categoria Monumento Natural ou Parque Natural Municipal.

A apresentação foi realizada pelo o biólogo e analista ambiental da Sematur, Valmir Dâmaso que, destacou que o pré-projeto atende a Lei Federal 9.985 de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e seguirá todos trâmites legais baseados na realização de estudos técnicos até a consulta pública capazes de identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.

O secretário municipal de meio ambiente Demósthenes Júnior ressaltou que a criação dessas unidades de conservação, além de preservar os ecossistemas da Cachoeira do Acaba Vida e Cachoeira do Redondo, propiciará condições para pesquisa científica e atividades de educação ambiental e de lazer e trará um novo modelo de desenvolvimento econômico.

"A proposta visa oferecer um novo modelo econômico para a região através do turismo ecológico e de aventuras, permitindo às comunidades envolvidas o desenvolvimento social e econômico através da inserção no processo turístico e pela busca de novas alternativas, gerando emprego e renda nos diversos setores da economia, promovendo o desenvolvimento sustentável na região através de um modelo exemplar".

A proposta que foi aprovada por unanimidade no Comdema será encaminhada para apreciação do Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro que é o fórum qualificado para tratar das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas da área ambiental, dentro do polígono da APA, constituído por representantes dos órgãos públicos, de organização da sociedade civil, do setor produtivo e pela população residente.



http://jornalnovafronteira.com.br/comdema-aprova-proposta-de-criacao-de-duas-unidades-de-conservacao-municipais/
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Bacia do Rio de Janeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.