Parque Monte Roraima revitaliza trilhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/10/2018
Parque Monte Roraima revitaliza trilhas
30 de Outubro de 2018, 15h12

A ação foi baseada no Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio, que padroniza a sinalização das unidades de conservação do Brasil.

A equipe de Uso Público e Negócios do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio de Roraima deu início à primeira etapa da revitalização das trilhas do Parque Monte Roraima durante a Expedição ao Monte, no período de 10 a 20 de outubro de 2018.

Essa ação foi baseada no Manual de Sinalização de Trilhas do ICMBio, que padroniza a sinalização das unidades de conservação do Brasil. Foi feito um molde com o formato da bota e dentro a logo do parque, sendo pintada sobre a superfície rochosa ao longo da trilha, de forma a garantir uma melhor visibilidade do caminho a ser percorrido pelo turista ou guia.

A ideia foi sinalizar a trilha principal na cor amarela (conforme orientação do manual) que inicia-se no Vale dos Cristais, passa pelas proximidades do marco da tríplice fronteira entre Brasil/Venezuela/Guiana e finaliza na Gruta do Coati, que é o local onde os turistas acampam para pernoite, funcionando como uma espécie de "hotel" em cima do platô.

Nas próximas expedições pretende-se estender a sinalização para as trilhas secundárias com as cores verde, vermelho, azul e laranja, indicando os atrativos da parte do Brasil, como o Mirante do Cotingo, Mirante Sunrise, Mirante da Pedra do Gavião (BV1 - Marco Brasil/Venezuela1) e Mirante do Roraiminha (BG1 - Marco Brasil/Guiana1). Com o intuito de ordenar a visitação e minimizar os impactos decorrentes, serão implementadas obras de arte, como instalação de passarelas suspensas em alguns pontos para evitar o pisoteio e manter a vegetação intacta.


http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10045-parque-monte-roraima-revitaliza-trilhas
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Monte Roraima
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.