Equipe do Naturatins realiza monitoramento da biodiversidade no Parque do Cantão

Naturatins - https://naturatins.to.gov.br/ - 08/11/2018
Equipe do Naturatins realiza monitoramento da biodiversidade no Parque do Cantão
08/11/2018

Daianne Fernandes - Governo do Tocantins

Há uma semana, técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) percorrem trilha no Parque Estadual do Cantão, monitorando espécies de mamíferos, aves e borboletas. O objetivo do trabalho é subsidiar, avaliar e acompanhar projeções de alteração na distribuição e locais de ocorrência das espécies em resposta às mudanças climáticas e demais vetores de pressão e ameaça como desmatamento, para atualizar as medidas de conservação, incluindo o manejo.

A Ação faz parte da implantação no Parque do Cantão, de uma das três estações amostrais de monitoramento da biodiversidade, realizadas com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Nesse trabalho, a equipe da diretoria de Biodiversidade e áreas protegidas, composta pelos biólogos Marcelo Barbosa e Aline Vilarinho e pelo guarda-parque da unidade, Valmir Assunção, estão percorrendo, durante uma semana, uma trilha de 5 km no parque do Cantão realizando a atividade de monitoramento in situ da biodiversidade nas unidades amostrais de mamíferos, aves e borboletas frugívoras.

"Neste período observamos a ocorrência de avistamentos de mamíferos de médio e grande porte e alguns grupos específicos de aves. Também instalamos armadilhas para a captura e identificação de borboletas frugívoras, que são aquelas cuja dieta alimentar é composta principalmente de frutos", explica Vilarinho.

O monitoramento da biodiversidade gera uma robusta base de dados sobre os indicadores biológicos. Dados e informações que ajudam a detectar problemas e permitem reações em fase precoce, quando soluções ainda podem ser relativamente baratas.

As atividades seguem o protocolo de monitoramento in situ da biodiversidade, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ação teve início com a implantação da estação amostral ainda em 2017. Contudo, a manutenção da trilha foi realizada em meados do mês de outubro e a atividade de monitoramento está sendo realizada desde o dia 29 do mês passado e segue até esta terça-feira, 06.

https://naturatins.to.gov.br/noticia/2018/11/8/equipe-do-naturatins-realiza-monitoramento-da-biodiversidade-no-parque-do-cantao/
Biodiversidade:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.