Naturatins recebe consultoria que irá indicar modelos de gestão para unidades de conservação no Estado

Naturatins - https://naturatins.to.gov.br/ - 21/11/2018
Naturatins recebe consultoria que irá indicar modelos de gestão para unidades de conservação no Estado
21/11/2018

Tânia Caldas/Governo do Estado

O presidente do Naturatins, disse que a partir das propostas apresentadas pela consultoria, a população irá conhecer e utilizar as unidades de conservação
Para esta sexta-feira, 23, a consultoria visitará o Parque Estadual do Lajeado e posteriormente o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), acompanhado de técnicos da Assessoria de Planejamento (Astep), recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, representantes de uma consultoria contratada pelo órgão para realizar um diagnóstico, que deverá apontar quais os mecanismos para desenvolver Modelos de Parceria Público-Privada (PPP), que possam garantir a sustentabilidade financeira de unidades de conservação do Estado.

A chefe da Assessoria de Planejamento (Astep), Larissa Cintra, esclarece que a consultoria visitou os Parques Estaduais do Cantão e Jalapão e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas e atualmente está validando os produtos com a equipe técnica do Naturatins. "Os estudos indicam as particularidades de cada uma das unidades para que, ao final, tenhamos um modelo mais eficiente de gestão para cada uma delas", destacou.

Durante a visita técnica, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, enfatizou que vislumbra que a partir das propostas apresentadas pela consultoria, a população possa conhecer e utilizar as unidades de conservação. "A nossa biodiversidade é muito rica e neste sentido necessitamos saber qual é o custo benefício dessas unidades para a gestão. Assim poderemos dar um melhor uso as unidades, com o apoio, o aval da sociedade", destacou.

A contratação da consultoria da empresa Convergência Sustentabilidade faz parte das atividades executadas no contexto do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird).

Para esta sexta-feira, 23, a equipe técnica da consultoria visitará o Parque Estadual do Lajeado e posteriormente o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, quando serão apresentadas propostas de trabalho para estas unidades. A consultoria tem a duração de seis meses.

https://naturatins.to.gov.br/noticia/2018/11/21/naturatins-recebe-consultoria-que-ira-indicar-modelos-de-gestao-para--unidades-de-conservacao-no-estado/
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.