Regularização fundiária em UCs do Rio de Janeiro: um bom exemplo

Ambiente Brasil - http://noticias.ambientebrasil.com.br - 25/06/2008
O Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) iniciou o processo de regularização fundiária de 13 unidades de conservação estaduais de proteção integral. São parques, reservas e estações ecológicas, distribuídas por todo o estado, que totalizam cerca de 120 mil hectares e que ainda contam com propriedades particulares dentro dos seus limites.

O trabalho ficará a cargo do recém-criado Núcleo de Regularização Fundiária (Nuref) do IEF/RJ e a primeira unidade a ter sua situação regularizada será a Estação Ecológica de Guaxindiba, localizada em São Francisco de Itabapoana. Com 3,2 mil hectares e criada em 2002, a estação é integrada exclusivamente por terras privadas, distribuídas por pelo menos 16 propriedades e nenhum morador permanente.

Os Parques do Desengano (Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena), Três Picos (Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim e Guapimirim) e da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá) também serão beneficiados num primeiro momento com ações pontuais.

UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Desengano (PES)
  • UC Serra da Tiririca
  • UC Três Picos
  • UC Guaxindiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.