Sema cria Núcleo de Fiscalização de Áreas Protegidas Estaduais

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br - 26/04/2010
De acordo com a lei ambiental no 9985, "um dano afetando espécies ameaçadas de extinção no interior das Unidades de Conservação de Uso Sustentável será considerada circunstância agravante". Com o objetivo de melhorar o monitoramento nas Unidades de Conservação (UC), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) criou nesta segunda-feira, 26, o Núcleo de Fiscalização de Áreas Protegidas Estaduais (Nfap).

O núcleo é o mais novo setor da Sema responsável por fiscalizar e gerir os recursos naturais das UC's, coordenado pelas Diretorias de Áreas Protegidas (Diap) e de Fiscalização (Difisc), para tornar mais dinâmico o trabalho nas áreas de proteção em um estado na dimensão continental do Pará.

Segundo Ivelize Fiock, coordenadora de Unidades de Conservação (CUC) da Diap, "as Unidades de Conservação devem ter um tratamento diferenciado". Para cada uma delas há a necessidade de um tipo próprio de levantamento no período crítico das regiões.

UC's e períodos críticos - As especificidades de algumas áreas de conservação tornam necessário "um olhar mais atencioso para cada UC", explica a coordenadora. O período crítico de Algodoal é na época de defeso; de Tucuruí durante a desova e reprodução dos peixes; e nas Flota's Paru e Faro na época em que a retirada de madeira é mais intensa.

http://www.sectam.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=5477
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Faro
  • UC Paru
  • UC Tucuruí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.