Impacto de hidrelétricas deverá ser pequeno no Parque do Turvo

Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br - 10/08/2010
Do trecho de 40 quilômetros do Rio Uruguai às margens do Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, no noroeste gaúcho, pouco mais de 10% devem ser afetados pelas duas hidrelétricas que serão construídas na região. A projeção é do engenheiro ambiental Luiz Mendonça, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com base nos dados informados até agora pelo governo federal.

Apontado como uma das sete maravilhas do Estado, o Salto do Yucumã deve mesmo ficar imune ao impacto das obras, conforme assegurou a ZH o ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann. De acordo com o ministério, a barragem da usina de Panambi, a mais próxima do parque, ficará a 130 metros acima do nível do mar.

Um dos maiores saltos longitudinais do mundo, com 1,8 quilômetro, o Yucumã não seria atingido por estar, no ponto mais baixo, cinco metros acima da cota do lago da hidrelétrica, explica Mendonça. Estimativa de custo das duas hidrelétricas é de R$ 8 bilhões

No Parque do Turvo, apenas 4,2 quilômetros do trecho do rio devem ser afetados, o equivalente à distância a ser percorrida margem acima até chegar ao ponto com os mesmos 130 metros da barragem. A área alagada, entretanto, será provavelmente pequena, diz o engenheiro. - Naquele local, o rio corre encaixado entre morros - explica Mendonça.

A conclusão vai ao encontro das estimativas do governo federal. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do ministério, Altino Ventura Filho, apenas uma parcela do parque será afetada, mas a área alagada seria equivalente à extensão inundada em época de cheia.

Projeto conjunto entre Brasil e Argentina, as hidrelétricas de Garabi e Panambi devem custar R$ 8 bilhões e gerar 2 mil megawatts (MW). As obras têm início previsto para 2013.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Economia&newsID=a3000535.xml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Turvo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.