Satélites registram focos de calor em 36 áreas de conservação do Mato Grosso

O Globo - http://oglobo.globo.com - 12/08/2010
O clima seco e o calor neste época do ano favorecem o aumento das queimadas no Mato Grosso. E alguns dos maiores alvos dos incêndios são as áreas de conservação. Um relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que nas últimas 24 horas, em Mato Grosso, foram registrados focos de calor em 32 áreas de conservação. Esses focos atingem parques estaduais, terras indígenas, estações ecológicas, áreas de preservação ambiental e o entorno de dois parques nacionais.

No fim de semana um foco de calor próximo ao Parque Nacional de Chapada foi controlado por brigadistas. O fogo começou na quinta-feira e só foi controlado na manhã de domingo, na região da Morraria do Mutuca. De acordo com a direção do Parque, brigadistas estão a postos monitorando todo o parque. Ontem, um foco foi registrado próximo ao Rio dos Peixes, mas bombeiros conseguiram apagá-lo.

Os focos foram registrados nos seguintes locais: Parque Estadual Cristalino II, em Novo Mundo; Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Quelônios do Araguaia, em Cocalinho; Estrada Parque MT-040, em Santo Antônio de Leverger; Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade; Área de Preservação Ambiental da Chapada dos Guimarães; RVS Rio das Mortes, em Cocalinho; Estação Ecológica de Iquê, em Comodoro; entorno do Parque Nacional do Araguaia, em Santa Terezinha; e entorno do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

As Terras Indígenas (TI) onde os focos registrados são: Sararé, em Vila Bela da Santíssima Trindade; TI Pequizal do Naruvôtu, em Canarana; TI Chão Preto, em Campinápolis; TI Pareci, em Tangará da Serra; TI Wawi, em Querência; TI Ubawawe, em Santo Antônio do Leste; TI Capoto/Jarina, em São José do Xingu; TI Urubu Branco, em Porto Alegre do Norte; TI Areões I, em Nova Nazaré; TI Vale do Guaporé, em Nova Lacerda; TI Araguaia, em Santa Terezinha; TI Rio Formoso, em Tangará da Serra; TI Pimentel Barbosa, em Canarana; TI Xingu, em Marcelândia; TI Marechal Rondon, em Paranatinga; TI Utiariti, em Sapezal; TI Zoró, em Rondolândia; TI Parabubure, em Campinápolis; TI São Marcos, em Barra do Garças; TI Juininha, em Conquista D'Oeste; TI Nambiquara, em Comodoro; TI Sangradouro, em General Carneiro; TI Merure, em Barra do Garças.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/08/12/satelites-registram-focos-de-calor-em-36-areas-de-conservacao-do-mato-grosso-917379095.asp
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas: