Em poucos dias, 204% de aumento de focos em MT

Diário de Cuiabá - www.diariodecuiaba.com.br - 14/08/2010
Nos treze primeiros dias do mês de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou aumento de quase 204% no número de focos de calor do período analisado do ano passado para cá. Neste ano foram detectados 2.316 focos contra 762 registrados em 2009.

Locais com incidência de queimadas não faltam em Mato Grosso.

De acordo com informações do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), parques estaduais, áreas de preservação ambiental e reservas indígenas concentram os maiores focos de incêndio. No parque estadual Serra de Ricardo Franco, o fogo consome a vegetação de dentro do parque na parte de cima da serra. O local é de difícil acesso e atrapalha a atuação dos brigadistas.

No Araguaia, o incêndio na área do parque já foi controlado, mas nas imediações segue sem controle. No Xingu, quatro bombeiros, 10 brigadistas do Ibama trabalham em conjunto para conter as chamas. Um helicóptero deve chegar de Brasília para auxiliar nos trabalhos. A estação ecológica do IQUE ainda registra focos de calor no entorno de sua área.

No Parque Estadual do Cristalino II, o incêndio consome vegetação do interior que é de difícil acesso. Quatro agentes ambientais, três bombeiros e 10 funcionários de uma fazenda atuam no combate. Duas aeronaves são esperadas para combater as chamas neste sábado.

Já na cidade de Cláudia, o fogo já foi debelado. Os bombeiros foram deslocados para Itaúba. Em Matupá, quatro bombeiros combatem os focos de incêndio no município. Em Nobres, o incêndio que consumia a localidade de Coqueiral foi extinto. Uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou para uma região próxima da sede da cidade para intervir em outros focos. E, por fim, o município de Peixoto de Azevedo, que decretou situação de emergência, conta com uma equipe de bombeiros há 10 dias no combate a vários incêndios florestais.

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=377089
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Iquê
  • UC Serra Ricardo Franco
  • UC Cristalino II
  • UC Araguaia
  • UC Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.