MT tem focos de calor em 46 unidades de conservação

Circuito MT - www.circuitomt.com.br - 27/09/2010
O sábado de tempo quente e seco em todo o Estado refletiu na quantidade de focos de calor registrados em Mato Grosso. Em apenas 24 horas foram registrados focos de calor em 46 unidades de conservação estaduais, federais e terras indígenas do Estado.

Os dados são dos satélites monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz um levantamento dos focos de calor no país. O segundo Estado com o maior número de focos registrados neste sábado foi o Pará (30), seguido por Rondônia (25).

Em Mato Grosso, os focos foram detectados em diversas cidades, em todo o Estado. Há focos no Parque Estadual Guira, em Cáceres; Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade; Parque Estadual Cristalino II, em Novo Mundo; Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, em Pontes e Lacerda; Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé; Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio; Área de Preservação Cabeceiras do Rio Cuiabá, em Santa Rita do Trivelato; Parque Nacional de Chapada dos Guimarães; e Parque Nacional do Araguaia.

Os focos de calor também se espalham por diversas terras indígenas: Maraiwatsede (Alto Boa Vista), Urubu Branco (Santa Terezinha), Pareci (Tangará da Serra), Baía dos Guató (Barão de Melgaço), Enawenê Nawê (Comodoro), Ubawawe (Santo Antônio do Leste), Utiariti (Sapezal), Parabubure (Santo Antônio do Leste), Xavante (Barra do Garças), Pimentel Barbosa (Ribeirão Cascalheira), Sangradouro (Poxoréu), Areões (Nova Nazaré), Cacique Fontoura (São Félix do Araguaia), Wawi (Querência), Tapirapé (Santa Terezinha), Batelão (Tabaporã), Araguaia (Luciara), Tirecatinga (Sapezal), Capoto (São José do Xingu), Kayabi (Apiacás) e Xingu (Gaúcha do Norte).


http://www.circuitomt.com.br/home/materia/46275
Amazônia:Queimadas

Related Protected Areas: