Conselho gestor da APA do Rio Pacoti se reúne em Eusébio

Governo do Ceará - www.ceara.gov.br/ - 08/11/2010
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza nesta terça-feira (9) uma reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti. As pautas a discutir são a minuta do regimento interno do conselho e a atualização do plano de manejo da APA. O evento será realizado na Câmara Municipal de Eusébio, a partir das 9 horas, e será aberto ao público. O conselho gestor é o meio pelo qual a comunidade local pode participar ativamente da gestão da unidade de conservação, garantido pela Lei 9985/2000.

Na última reunião do conselho gestor, foi exposta a situação de questões jurídicas relativas a empreendimentos que foram considerados irregulares por invadirem áreas de preservação integral e tiveram suas licenças revogadas. O gerente da APA, Thiago da Ponte, expôs documentos que dão validade aos decretos referentes à APA do rio Pacoti e os procuradores autárquicos da Semace detalharam o andamento dos processos.

Saiba mais

A APA do Rio Pacoti é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do Decreto N 25.778/2000. A unidade abrange áreas dos municípios de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz e foi criada para proteger os ecossistemas manguezal, dunas, mata de tabuleiro e ciliar presentes no entorno do rio. Além da riqueza desses recursos, é importante preservar a bacia do rio Pacoti para o abastecimento de água de Fortaleza. Inseridas nos limites da APA existem nove comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente de agricultura de subsistência, pesca e atividades ligadas ao turismo.

Serviço: Reunião do Conselho Gestor da APA do Rio Pacoti
A partir das 9 horas, na Sala de Plenária da Câmara Municipal de Eusébio - Av. Eduardo Sá, 50, Centro


http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/2140-conselho-gestor-da-apa-do-rio-pacoti-se-reune-em-eusebio
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Rio Pacoti (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.