Nascentes do Taquari vão ter brigadas

Correio do Estado - www.correiodoestado.com.br - 09/12/2010
Os municípios de Alcinópolis e Costa Rica no noroeste de Mato Grosso do Sul que abrigam as nascentes do Rio Taquari vão pode contar com o apoio das brigadas de combate à incêndios florestais do PREVIFOGO do Ibama em 2011. Esta é a informação que foi divulgada hoje pelo superintendente do Ibama David Lourenço.

A idéia da superintendência do Ibama e do comando Estadual do PREVFOGO, coordenado pelo Ibama MS é estender a atuação da brigada para essa região que abriga o Parque Estadual das Nascentes do Taquari além de outras unidades de Conservação.

Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Permanente são prioridades para o Ibama no combate aos incêndios florestais. Mas o PREVFOGO quer ter uma atuação abrangente no controle dos focos de incêndios no Estado, já que as queimadas e desmatamentos respondem por cerca de 75% das emissões de CO2 na atmosfera feitas pelo Estado.

Em 2010 as cinco brigadas do Ibama localizadas em municípios dentro do Pantanal --em Corumbá, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Jateí combateram mais de 160 focos de incêndios florestais. No ano anterior esse número chegou a 31 combates. A maioria desses combates foram registrados pelas brigadas de Miranda e Aquidauana.

Nestes dois municípios a primeira brigada indígena criada pelo PREVFOGO no Estado se destacou ao registrar mais de 106 relatos e foram um componente decisivo no combate direto a incêndios florestais nas 13 comunidades indígenas que existem na região. Mais de 50% dos componentes das brigadas desses dois municípios são oriundos de comunidades indígenas da região que abriga inúmeras reservas e aldeias.

Os 89 brigadistas que foram selecionados pelo Ibama em 2010 não só combateram incêndios florestais mais também atuaram no trabalho preventivo e na educação ambiental nas suas área de abrangência. E em diversos momentos ao longo do ano esquadrões de brigadistas do Estado foram deslocados de suas bases de origem para combater incêndios florestais na Amazônia Legal,no Tocantins e em Apuí no Acre. Também foram deslocados para apagar o incêndio que atingiu o Parque do Rio Negro no mês de outubro.

Até o momento o PREVFOGO registra o total de 3819 focos de calor do início do ano até agora, cerca de mil focos a mais do que os registrados no ano de 2009 que ficou com 2762 focos de calor. A região de Corumbá continua na frente, concentrando mais de 80% desses focos de calor.

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/nascentes-do-taquari-vao-ter-brigadas_89625/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Nascentes do Rio Taquari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.