Mapuá discute políticas de apoio ao extrativismo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 13/08/2012
A discussão de políticas públicas e de ações de fomento que melhorem a vida das comunidades extrativistas foi a tônica da reunião do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Mapuá, realizada no início do mês, na comunidade Santíssima Trindade do rio Aramã, no município de Breves, na Ilha de Marajó (PA).

Além da ampliação de parcerias com o Projeto Medida de Desenvolvimento do Marajó e o Projeto FrutiPará, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o encontrou discutiu o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado (MPO), operado pelos bancos públicos federais.

O assessor Edson Farias, da Amazoncred, fez uma exposição sobre o programa. Segundo ele, o MPO busca incentivar os pequenos empreendimentos e estimular a geração de emprego, assim como fortalecer os agricultores familiares e as comunidades extrativistas. Ele citou como exemplo bem sucedido da aplicação do programa a Resex Terra Grande-Pracuúba, nos municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista.

Durante a reunião, foi promovida ainda uma oficina de capacitação, que tratou de diversos assuntos e projetos relacionados com a comuniade de Mapuá, como organização social, comercialização da produção agroextrativista, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros.

Estiveram presentes na reunião mais de 70 pessoas, incluindo conselheiros, agentes comunitários de saúde, professores e lideranças comunitárias. No início, foi feito um histórico do movimento social que culminou com a criação da Resex e apresentadas as ações desenvolvidas desde a última reunião anterior do conselho.

Em seguida, Malena Araújo, gerente de biodiversidade da empresa Beraca, e Katharina Bohl, economista da Agência de Cooperação Alemã GIZ, apresentaram uma proposta de parceria para a compra de sementes e óleos de plantas oleaginosas com objetivo de gerar renda para as comunidades locais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3211-mapua-discute-politicas-de-apoio-ao-extrativismo.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.