O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Estação Ecológica (Esec) Raso da Catarina, na Bahia, realizou o 6o Curso de Formação de Brigada da unidade, entre os dias 20 e 24 de agosto.
Foram formados 30 brigadistas. Desses, 12 foram selecionados para contratação e dois chefes de esquadrão da região do entorno da Esec. Nesta edição, pela primeira vez, foi realizada uma aula prática de caminhada com ferramentas dentro da unidade de conservação (UC), visando a aproximação da realidade de campo que os brigadistas enfrentarão.
O curso foi realizado pelo ICMBio, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso, do Clube dos Jipeiros e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que cedeu os espaços de auditório e alojamento, pelo segundo ano consecutivo.
A Esec Raso da Catarina tem cerca de 100 mil hectares, está localizada no bioma caatinga e passa por um grande período de seca com alto risco de incêndios, necessitando assim, anualmente da formação de brigadistas para prevenção e combate a incêndios.
A UC recebeu importantes ferramentas para prevenção e combate neste último ano, conta com uma torre de vigilância com 25 m de altura que permite visualizar uma parte significativa da unidade, recebeu um Jeep Pick Up Marruá que trará mais segurança e agilidade às ações da brigada e um trator 4x4 para abertura de aceiros.
Além disso, haverá nos próximos dias a instalação de internet via satélite na sede de campo da Esec, o que tornará mais efetivo o monitoramento online com um tempo de resposta mais rápido e o sistema de rádio comunicação.
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3254-raso-da-catarina-treina-brigadas-anti-incendio.html
UC:Estação Ecológica
Related Protected Areas:
- UC Raso da Catarina
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.