Terra grande-Pracuúba inicia trabalho em turismo de base comunitária

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/11/2012
A Reserva Extrativista (Resex) Terra Grande-Pracuúba, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), iniciou, por meio de uma parceria com o Instituto Peabiru, os trabalhos de diagnóstico das potencialidades de turismo comunitário na unidade de conservação (UC). A iniciativa teve como objetivo traçar novas alternativas de renda, capacitação e desenvolvimento da organização social da Resex e do entorno.

O trabalho foi realizado pela gestora da reserva, Aline Simões e pela colaboradora Ana Gabriela Fontoura, que entre os dias três e 12 de novembro visitaram as comunidades de Turé, Umarizal, São Sebastião, São Joaquim, Timbotuba e Mucutá. A partir da visita, a ideia do diagnóstico surgiu como uma forma de trabalhar o turismo de base comunitária (TBC) para auxiliar e dinamizar a economia local, possibilitando uma nova opção para o desenvolvimento social das comunidades. O diagnóstico vai auxiliar na busca de mais cursos e melhorias nas condições de organização social e infraestrutura da Resex, trazendo a participação da comunidade no planejamento, na construção e na administração das atividades.

"O turismo de base comunitária, pra gente, é mais uma opção de trabalhar a comunidade, levantar a autoestima e trabalhar na valorização cultural, trazendo as belezas e possibilidades dessa região do Marajó", explica Aline Simões, chefe da unidade de conservação. Segundo ela, a Resex irá trabalhar com as capacitações, que abrangem as práticas na alimentação, reciclagem do lixo, comunicação interna, organização social, associativismo e cooperativismo, além de todas as vertentes de produção, que já estão em sintonia com o trabalho planejado para a UC.

As atividades de turismo de base comunitária e a parceria com o Instituto Peabiru estão em sintonia com as atividades previstas para o Marajó como um todo, pois além do início dos trabalhos na Resex Terra Grande-Pracuúba, acontecerá nos dias 06 e 07 de dezembro, em Belém, a oficina sobre TBC em unidades de conservação federal, que contará com a participação das unidades do Arquipélago, além de Santarém, Tucuruí, Salgado Paraense e outros, trazendo o debate para mais perto das comunidades e gestores.

Seguindo na mesma linha de ação, em janeiro de 2013 acontecerá o intercâmbio de TBC no Marajó, com a participação das unidades de Terra Grande-Pracuúba e Mapuá, que iniciarão os trabalhos de capacitação na comunidade do Pesqueiro (Resex Marinha de Soure) com o Projeto Viagem Encontrando Marajó.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3504-resex-terra-grande-pracuuba-inicia-trabalho-em-turismo-de-base-comunitaria.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Mapuá
  • UC Terra Grande-Pracuúba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.