Pesquisador da USP visita RESEX Mapuá

Marajó Online - http://marajoonline.com.br - 13/12/2012
O pesquisador Cristiano Sampaio Costa da Universidade de São Paulo (USP) esteve nos arredores de Breves, na Ilha de Marajó (PA), entre os dias 26 de novembro a 09 de dezembro de 2012, para realizar coleta de animais invertebrados que vivem no solo da floresta.

Esse trabalho é parte de seu Projeto de Doutorado "Sistemática e análise filogenética de Epiperipatus Clark, 1913 baseada em dados moleculares e morfológicos (Onychophora: Peripatidae)", financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pinto da Rocha do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP).

O pesquisador Cristiano Sampaio é formado em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e chegou até o Marajó por interesse nos registros históricos de naturalistas que estiveram nessa localidade no início do século XIX. E as localidade escolhidas para coleta foram indicadas de outros pesquisadores.

Nesse período de coleta de dados em Breves o pesquisador visitou a Reserva Extrativista Mapuá onde coletou diversos espécimes de invertebrados de solo. Essa atividade contou com apoio do Sr. Benedito Charles da Silva Almeida e do Sr. Naide de Brito Leão da Associação de Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA), que se envolveram na coleta desses invertebrados.

"Pude observar que a RESEX Mapuá apesar de pouco conhecida pelos pesquisadores em geral apresenta um grande potencial para estudos científicos. Ela tem uma área de floresta bem preservada e precisa ser melhor estudada pelos biólogos", destaca Cristiano Sampaio.



http://marajoonline.com.br/index.php/pesquisador-da-usp-visita-resex-mapua/
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.