Breves: Operação do Grupamento Fluvial e Marinha apreende madeira irregular

Marajó online - http://marajoonline.com.br - 29/01/2013
Durante as operações realizadas ao longo do rio Pará e nos estreitos de Breves, na ilha do Marajó, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, através do Grupamento Fluvial, e a Marinha do Brasil, realizaram, nos últimos dias, a apreensão de 1.604 metros cúbicos de madeira em toras, três empurradores e três balsas, que faziam o transporte ilegal do produto florestal. Toda a carga está sob guarda do IBAMA em Breves. Os responsáveis respondem por crime ambiental. O balanço da operação "Baía das Bocas", foi divulgado, nesta terça-feira, 29.

A primeira balsa pertence à empresa Rooli Agroindustrial de Portel. Nela, foram encontrados 241,639 metros cúbicos de madeira em tora. O responsável foi multado em R$ 72.491,70. No último dia 26, mais dois empurradores com duas balsas foram apreendidos na região. O empurrador Comandante Orlando com a balsa Niterói faziam o transporte de 1.089,31 metros cúbicos de madeira em tora de essências florestais diferentes. As embarcações pertencem à empresa Greenex Indústria, Comércio e Exportação de Materiais, com sede em Santa Bárbara do Pará.

O outro empurrador, Álamo IV, com a balsa Ozimbro Fernandes, foi apreendido com 274 metros cúbicos de madeira em tora de essências diferentes. O proprietário da madeira, Benedito da Cruz Paz, foi multado em R$ 82,2 mil. O comboio com as três balsas foram trazidos para Belém, juntamente com dois técnicos do IBAMA, e seis policiais militares de Breves. Os procedimentos foram lavrados pelo delegado Dilermando Dantas, da Delegacia de Polícia Fluvial, unidade vinculada ao Grupamento Fluvial do Estado.



http://marajoonline.com.br/index.php/breves-operacao-grupamento-fluvial-marinha-apreende-madeira-irregular/
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • UC Arquipélago do Marajó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.