Projeto une crianças da França e de Resex no Pará

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/03/2013
A organização não governamental (ONG) francesa Enfants d’Amazonie (Crianças da Amazônia) acaba de relançar o projeto Mes amis d’au-delà (Cartas Amigas), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Municipal de Educação de Breves (PA) e a ONG brasileira Voz do Marajó.

O projeto envolve 70 crianças, com idade entre 6 e 12 anos, da França e do Brasil. As brasileiras são das escolas rurais de Breves e da Reserva Extrativista (Resex) do Mapuá, gerida pelo ICMBio. Elas vão trocar cartas manuscritas, num intercâmbio cultural inédito em Marajó, intermediado pela ONG francesa.

O projeto é considerado de alto valor pedagógico e visa reforçar a escrita e a leitura, além da troca de experiências de ambos os lados. As cartas dos meninos brasileiros serão traduzidas para o francês pela Aeda e entregues às crianças francesas que, por sua vez, se encarregarão de respondê-las em francês e devolvê-las por meio da Aeda, para que sejam traduzidas para português no Brasil.

Por um lado, o intercâmbio será bastante enriquecedor para as crianças francesas que, desde cedo, aprenderão sobre a realidade da Amazônia, desfazendo a crença, cultivada por grande parte da Europa, de que na região há apenas mato, animais e índios. Por outro, as crianças de Marajó poderão conhecer uma nova cultura, ao trocar experiências com crianças habituadas a um outro tipo de clima, marcado por invernos rigorosos e muita neve.

Para os idealizadores do projeto, a identidade cabocla do Marajó é constituída de muita riqueza cultural e deve ser difundida em outras sociedades, reforçando a contemporaneidade amazônida. Além disso, eles argumentam que, apesar de vivermos a era da internet, é possível conectar os povos também por meio de textos manuscritos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3751-projeto-une-criancas-da-franca-e-de-resex-no-para.html
Amazônia:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.