Polícia fluvial apreende carga ilegal de palmito no Pará

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/09/2013
O Grupamento Fluvial do Sistema de Segurança Pública (GFLU) apreendeu na última quarta-feira (11) uma embarcação carregada com 200 caixas de palmito sem qualquer documentação. A abordagem ocorreu na região conhecida como Furo do Arrozal, na região das ilhas de Barcarena, no nordeste do Pará.

De acordo com o delegado Felipe Schmidt, que comandava a equipe fluvial, sob supervisão do delegado Dilermando Dantas, diretor do GFLU, o produto além de não ter documentação, estava em recipientes sem rótulos, tampas e lacres.

Ainda segundo a polícia, o palmito foi extraído no município de Anajás, no arquipélago do Marajó, área tornada Unidade de Conservação Ambiental, por meio de decreto do ano de 2010, do Governo do Pará, o que torna a extração proibida na região.

O produto e a embarcação foram apreendidos. Os tripulantes foram levados para a sede do GFLU, na orla da rodovia Artur Bernardes, em Belém, para que o flagrante fosse lavrado. O comandante foi barco foi autuado por crime ambiental previsto no artigo 46, da lei no 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais.

Na sede do GFLU, o palmito passou por análise de profissionais da Vigilância Sanitária, que constataram se tratar de produto impróprio para consumo. Segundo o delegado, será aberto procedimento contra o o responsável pela extração do palmito.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/09/policia-fluvial-apreende-carga-ilegal-de-palmito-no-para.html
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Arquipélago do Marajó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.