Aniversário da APA Serra do Lajeado é comemorado com festival de pipas com as crianças de Taquaruçu Grande

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 21/05/2014
Na manhã desta terça-feira,19, o céu do distrito de Taquaruçu Grande ficou colorido por pipas de diversas cores e tamanhos, que deram o toque especial ao aniversário de 17 anos da Área de Proteção Ambiental - APA Serra do Lajeado. O I Festival de Pipas aconteceu no km 11 da TO -020 na estrada para Aparecida do Rio Negro.

O ponto de encontro foi na Igreja Bom Jesus da Serra e durante toda a manhã crianças, jovens e adultos se divertiram com a fabricação das pipas e na tarefa de lançá-las ao voo. Entre os participantes estiveram presentes alguns funcionários do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins com seus filhos e pessoas da comunidade e do entorno do distrito, motivando grande interação entre os presentes.

Para a gerente da APASL, Nazareth Sapondi, a ideia de fazer um festival de pipas partiu de conversas com mães da comunidade que relataram a vontade de resgatar as brincadeiras tradicionais com as crianças, e que então para dar início foi escolhido por ser uma brincadeira feita ao ar livre e que atrai a atenção de todos.

Já para as crianças, o mais importante era não perder os bons ventos para fazer as pipas voarem alto, tudo observado de perto pela mascote do festival, uma arara Canindé que se divertiu em meio a tantas cores e pessoas. A gerente Nazareth ainda afirmou que para os próximos eventos e atividades realizadas na APASL e no Parque, a ideia continuará em resgatar outras brincadeiras tradicionais como, pião, futebol de botão e etc.

APA Serra do Lajeado

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado funciona como zona de amortecimento do Parque Estadual do Lajeado. Com área de 121.417,7659 ha e abrangendo quatro municípios (Palmas, Lajeado, Aparecida do Rio Negro e Tocantínia). A APASL tem como finalidade garantir a conservação da fauna, da flora e do solo, proteger a qualidade das águas e as vazões mananciais da região, assegurando as condições de sobrevivência necessárias para as populações locais. A APA Serra do Lajeado possui inúmeras belezas naturais, tais como; Serras, rios, cachoeiras, uma vegetação exuberante e riquíssima fauna e é o cinturão protetor do Parque Estadual do Lajeado.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/5/21/aniversario-da-apa-serra-do-lajeado-e-comemorado-com-festival-de-pipas-com-as-criancas-de-taquarucu-grande/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.