Projeto da parceria FNMA e FSA Caixa ganha Prêmio ODM Brasil

MMA - http://www.mma.gov.br/ - 23/05/2014
Implantar Turismo Ecocultural no Mosaico de Áreas Protegidas do Sertão Veredas-Peruaçu (Cerrado) é a proposta do único projeto ambiental vencedor da 5ª edição do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. Financiado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Fundo Socioambiental da Caixa (FSA), a iniciativa desenvolvida pelo Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão ficou conhecida durante cerimônia de lançamento da Política Nacional de Participação Social, em Brasília, nesta sexta-feira (23/05).

A entrega dos prêmios foi realizada pela presidenta Dilma Rousseff, que elogiou as iniciativas contempladas. "Temos bons resultados (nos ODM)", afirmou. "Uma parte deve-se ao fato de que também criamos o prêmio e ele funciona como uma forma não só de visibilidade, mas também de exemplo de como é que se pode atuar e ser generoso, solidário. Cumprimento os ganhadores."”O prêmio foi criado em 2004, com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos ODMs.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participou da cerimônia de premiação. Foram recebidas 1.090 inscrições, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Foram premiadas 30 iniciativas. O projeto ambiental e cultural premiado Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu agrega 11 Unidades de Conservação. No âmbito desse mosaico, foi construído, com participação das comunidades extrativistas e moradoras das áreas envolvidas, um plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista (DTBC). O plano contempla, dentre outras alternativas de renda para a comunidade, o "Turismo Ecocultural" a ser empreendido nas unidades.

PARCERIAS

Entre os anos de 2005 a 2011, o FNMA, em parceria com o Departamento de Áreas Protegidas do MMA, apoiou projetos voltados à implantação de Mosaicos de Áreas Protegidas, assim como a elaboração de Planos de Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista (DTBC). Foram fomentados projetos para todos os biomas e investidos cerca de R$ 6 milhões pelo FNMA.

A diretora do FNMA, Ana Beatriz, lembra que em 2010, com a assinatura pela Ministra Izabella da parceria MMA/FNMA e Fundo Socioambiental da Caixa, iniciou-se a implantação do Plano DTBC do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu que contempla capacitações da comunidade que receberá turistas em suas residências, implantação de roteiros, construção de pousadas, elaboração de material informativo, publicações, entre outros projetos. "O investimento da Caixa é de R$ 1.563.217,00 enquanto o MMA entra com seu apoio técnico e o Instituto Rosa e Sertão com sua expertise e incansável dedicação", destacou. "A premiação nessa 5o edição do Prêmio ODM confirma que estamos no caminho certo."



http://www.mma.gov.br/informma/item/10147-projeto-da-parceria-fnma-e-fsa-caixa-ganha-pr%C3%AAmio-odm-brasil
Desenvolvimento Sustentável

Related Protected Areas:

  • UC Sertão Veredas-Peruaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.