ICMBio lança plano para conservação dos manguezais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/02/2015
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou nessa segunda-feira (2) o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socieconômica do Ecossistema Manguezal na Costa Brasileira, o PAN Manguezal. Os manguezais são ecossistemas úmidos com a maior produtividade e biodiversidade do planeta e o lançamento coincidiu com o Dia Mundial das Áreas Úmidas.

O lançamento ocorreu na Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo, em Marapanim (PA) e contou com a presença do presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, de representantes de comunidades tradicionais da região e de instituições de pesquisa.

"Nós lançamos o PAN Manguezal numa área emblemática, tanto do ponto de vista da biodiversidade em si, como também da presença de populações tradicionais nessa região. A manutenção desses manguezais em estado de conservação depende da permanência dessas populações nesses ambientes", explicou o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin.

Marapanin fica no salgado paraense, parte do maior corredor de manguezal do litoral brasileiro, que se estende do Amapá até o Maranhão. De toda a costa brasileira, o salgado paraense é a região com a maior quantidade de mangue em Reservas Extrativistas, categoria de Unidade de Conservação (UC) onde vivem populações tradicionais que tiram o sustento dos mangues, de forma sustentável.

Os mangues funcionam como grande cordão de proteção dos ambientes marítimos. "A importância do PAN é tremenda justamente por assegurar essa condição fundamental que é o mangue enquanto uma barreira riquíssima em termo de biodiversidade e também com essa função de proteger os ecossistemas marinhos", destacou Vizentin.

A elaboração do Plano de Ação

O PAN Manguezais é resultado do trabalho da Coordenação de Planos de Ação Nacional (COPAN/ICMBio) com o apoio do Projeto Manguezais do Brasil, e sob a coordenação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT/ICMBio).

"O PAN tem uma abordagem inovadora no planejamento da conservação de espécies ameaçadas, associado ao manejo de espécies de importância socioeconômica, para as comunidade locais", comentou Kátia Barros. O PAN foi elaborado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT/ICMBio)

Foram estabelecidas ações de conservação para 74 espécies-alvo, sendo 20 espécies consideradas ameaçadas em nível nacional, nove espécies ameaçadas constantes exclusivamente em listas estaduais, além de 45 espécies de importância socieconômica e não ameaçadas, indicadas por representantes de Povos e Comunidades Tradicionais.

O PAN Manguezal integra representantes de Povos e Comunidades Tradicionais, pesquisadores, gestores de Unidades de Conservação, representantes do governo e de Organizações Não Governamentais. Além disso, a gestão desse ecossistema engloba diferentes saberes: tradicional, científico e político.

"A elaboração do PAN Manguezal, teve um envolvimento muito forte da comunidade científica, das lideranças dos movimentos sociais, que têm essa relação não só com as Resex, mas com outros espaços que independente de ser UC têm populações tradicionais, com os estados e com os órgãos do Governo Federal", afirmou Roberto Vizentin.

Os manguezais

Os manguezais são ecossistemas costeiros, de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, característico de regiões tropicais e subtropicais. Abrigam grandes populações de crustáceos, peixes e moluscos, espécies que fazem desas regiões berçários naturais, locais de abrigo e fonte de alimentação. Possuem a capacidade de reciclar e reter nutrientes, o que o torna fundamental para a sobrevivência de milhares de espécies.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6701-icmbio-lanca-plano-para-conservacao-dos-manguezais.html
Recursos Hídricos:Vegetação Protetora (Manguezal, Mata Ciliar)

Related Protected Areas:

  • UC Marinha Mestre Lucindo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.