Polícia Militar assume o patrulhamento de trilhas e acessos do Parque Nacional da Tijuca

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 14/05/2015
Parque Estadual do Grajaú também receberá reforço: unidades de elite como o Bope e o Batalhão de Choque vão treinar na mata

Dez dias depois de bandidos terem atacado pelo menos oito pessoas em arrastões no Parque Nacional da Tijuca, o jogo de empurra envolvendo a responsabilidade pela segurança da floresta parece ter chegado ao fim. A Polícia Militar informou que assumiu o patrulhamento das trilhas e dos acessos ao parque, uma área federal que contava com um número reduzido de seguranças privados. A medida, anunciada nesta quarta-feira, inclui o reforço do policiamento no Parque Estadual do Grajaú, que fica ao lado. Unidades de elite da PM, como os batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque, passarão a usar a mata dos dois parques como áreas de treinamentos, para aumentar a segurança dos visitantes.

No início do mês, durante o feriadão do Dia do Trabalhador, criminosos armados com pistolas atacaram sete praticantes de mountain bike na Trilha da Lagartixa. Eles tiveram suas bicicletas roubadas dentro da área de preservação ambiental. Um grupo de esportistas ficou refém dos bandidos por duas horas e as vítimas foram ameaçadas de morte. O modelo das bicicletas roubadas, utilizadas por praticantes de trilhas em terrenos acidentados, pode custar até R$ 30 mil. Os bandidos levaram ainda a carteira e o celular de um outro visitante.

O tenente-coronel Marcelo Rocha, comandante do 6o BPM (Tijuca), explicou que na quinta-feira passada houve uma reunião com representantes dos dois parques, da PM, da Guarda Municipal, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do comando de duas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) para traçarem uma nova estratégia:

- Decidimos agir de forma integrada e conjunta, tanto no Parque Nacional da Tijuca como no Parque Estadual do Grajaú, que formam a floresta no Maciço da Tijuca. A ideia é aumentar o patrulhamento na região e em seus principais acessos. A população pode ter certeza que, a partir de agora, os parques estão seguros.

Segundo o oficial, agentes das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão responsáveis pelo patrulhamento nos acessos aos parques, levando em consideração a área de atuação das UPPs. Já os guardas municipais trabalharão na parte interna, juntamente com a vigilância privada contratada pelo parque. O número de policiais aumentará nos finais de semana e nos feriados.

Na Floresta da Tijuca, a PM fará ainda o policiamento das áreas turísticas e usará agentes do Regimento de Cavalaria no patrulhamento aos acessos. Já no Parque Estadual do Grajaú, será intensificada a segurança com policiais da Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP do Grajaú) nos acessos. O grupo terá canal direto de comunicação com a direção do parque.



http://oglobo.globo.com/rio/policia-militar-assume-patrulhamento-de-trilhas-acessos-do-parque-nacional-da-tijuca-16153079
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Tijuca
  • UC Grajaú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.