Wikiparques - http://www.wikiparques.org - 27/05/2015
No último domingo (24/05), um mutirão de limpeza realizado na Estação Ecológica da Ilha do Mel (PR) retirou cerca de seis toneladas de resíduos da região. A maior parte do lixo que se acumula nos os mangues e restingas da ilha vem das embarcações cargueiras e pesqueiras que navegam na região ou aguardam para entrar no Porto de Paranaguá. Além de degradar o meio ambiente, o lixo prejudica a saúde dos moradores e causa danos irreversíveis a fauna marinha. A operação de limpeza durou cerca de seis horas e contou com a participação de 37 voluntários.
A ação foi uma iniciativa do Amazing Runs, em parcceria com a ONG Parceiros do Mar e colaboração do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da cooperativa de campings locais, e empresas de transportes marítimos. O Amazing Runs nasceu em 2013 com a proposta de despertar a consciência ambiental através do turismo e da prática de corrida, com o objetivo de estabelecer experiências positivas e harmoniosas entre as pessoas e o meio ambiente. Como o segundo esporte mais praticado no país, a corrida se torna uma ferramenta para evidenciar questões ambientais e promover mudanças nas locações onde os circuitos acontecem: atletas e moradores locais aprendem a importância de preservar os patrimônios naturais para as gerações futuras.
O mutirão também foi uma introdução ao 1o Desafio da Ilha do Mel, uma série de prova para atletas iniciantes e experientes que acontecerá no próximo fim de semana (dias 30 e 31 de maio). Após as corridas estão previstas atividades como palestras sócio educativas, doação de tênis para as crianças da ilha, confraternizações e passeios. Apesar do encerramento do período de inscrições para esta edição, interessados ainda podem conferir a programação para circuitos futuros na página do Amazing Runs.
http://www.wikiparques.org/corredores-em-prol-da-conservacao/
Recursos Hídricos:Poluição
Related Protected Areas:
- UC Ilha do Mel (ESEC)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.