Incêndio destrói oito hectares em Reserva Florestal no Rio

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br - 15/06/2015
Incêndio destruiu no último domingo (14) cerca de oito hectares de mata, o equivalente a oito campos de futebol, na Reserva Florestal de Grajaú, na zona norte do Rio. Segundo relatos de moradores, ainda havia focos de incêndio na manhã de hoje (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, a solicitação de viaturas foi feita por volta das 7h da manhã de domingo. O último foco foi combatido no mesmo dia na parte da tarde.

De acordo com os bombeiros, na manhã desta segunda, os bombeiros foram informados de nova ocorrência de fogo em vegetação próxima à Estrada Grajaú-Jacarepaguá, no Morro dos Macacos, na zona norte do Rio. O local não pertence à reserva florestal. Os bombeiros estiveram na região para combater o fogo. Não houve feridos.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela administração do parque desde 2007, embora ainda não haja confirmação, há a suspeita de que a causa seja a queda de um balão no terreno. A região passa por um período de estiagem: a vegetação está seca, o que facilita o início do fogo. As investigações estão a cargo da Polícia Florestal.

Localizado no bairro do Grajaú, o parque estende-se sobre a encosta nordeste da Serra dos Três Rios até os limites do Parque Nacional da Tijuca. Tem como ponto principal a Pedra do Andaraí, com altitude de 444 metros, que atrai diversos escaladores.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-06/incendio-destroi-oito-hectares-em-reserva-florestal-no-rio
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Tijuca
  • UC Grajaú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.