APA realiza ação de conscientização ambiental em prol da proteção das dunas da Ilha Comprida

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 28/08/2015
O município de Ilha Comprida abriga as últimas dunas ainda preservadas do estado


A Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha Comprida, em parceria com o Parque Estadual do Prelado e a Polícia Militar Ambiental de Iguape realizaram uma atividade de educação ambiental nas principais vias de acesso à Ilha Comprida, nos dias 17 de julho e 22 de agosto. O objetivo da ação foi conscientizar moradores e turistas sobre a importância da conservação e preservação das Dunas para o equilíbrio ambiental do município de Ilha Comprida.

A ação é uma das medidas que estão sendo tomadas no sentido de conter as degradações que vêm acontecendo nas dunas de Ilha Comprida, devido ao uso de veículos motorizados e à retirada da areia para aterro. Por meio de panfletos e abordagem verbal, os participantes da atividade prestaram informações referentes à conservação das dunas, bem como a utilização de veículos, construções e retirada de areia das dunas. A ênfase da ação diz respeito à interferência na vegetação das dunas, que provocam um desequilíbrio no ecossistema e, consequentes danos ao meio ambiente.

Sobre a APA

A APA Ilha Comprida é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, criada por meio do Decreto Estadual no 26.881 e regulamentada através do Decreto Estadual no 30.817/89. A Unidade possui uma área de 17.572 hectares divididos em biomas como: Vegetação de Restinga, Dunas, Praias e Manguezais. Sua criação foi motivada por ser a Ilha Comprida um dos últimos complexos de ecossistemas preservados no litoral brasileiro, cuja importância é essencial como viveiro natural de espécies marinhas e terrestres no Atlântico Sul. O local também é utilizado por mais de 30 espécies de aves migratórias, além de abrigar acervo arqueológico constituído por sambaquis.



http://fflorestal.sp.gov.br/2015/08/28/apa-realiza-acao-de-conscientizacao-ambiental-em-prol-da-protecao-das-dunas-da-ilha-comprida/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Ilha Comprida (APA)
  • UC Prelado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.