Comunidades tradicionais debatem UCs no litoral do Paraná

Correio do Litoral - http://correiodolitoral.com - 02/09/2015
Dirigentes e técnicos das Unidades de Conservação do litoral sul do Estado de São Paulo e de todo o litoral do Paraná reconhecem a necessidade de maior inclusão de comunidades tradicionais no debate sobre conservação de áreas protegidas.

O assunto foi debatido durante a edição paranaense do Mosaico Lagamar que aconteceu durante uma semana (de 17 a 20 de agosto), em Pontal do Paraná. Também foram discutidos temas como fragilidades e demandas das Unidades de Conservação para formar uma proposta para o plano de ação dos próximos dois anos.

Por meio do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais, o conselho do mosaico realizou dois encontros regionais com lideranças das comunidades tradicionais para discutir e propor ações de melhoria da qualidade de vida e segurança das populações que habitam a região do Lagamar. Historicamente, o litoral dos dois estados é habitado por indígenas, quilombolas e caiçaras.

As principais atividades econômicas desenvolvidas por essas populações são extremamente dependentes da qualidade e da conservação dos ecossistemas e incluem o extrativismo, a agricultura familiar, a pesca e a utilização de técnicas tradicionais de transformação e conservação de alimentos como a defumação e salga de pescados e a desidratação de frutas. "Por isso, inclui-los no processo de discussão de proteção das áreas de conservação tende a contribuir com mais conhecimento para o desenvolvimento de programas de proteção", explicou Harvey F. Schlenker, vice presidente do Mosaico.

CONSELHO - Os membros que compõem o Mosaico Lagamar também participaram durante semana da VII Reunião do Conselho Consultivo. Essa edição completou dois anos de atividades do conselho e iniciou sua fase de renovação com a inclusão de novos membros e a recondução de alguns conselheiros que seguirão trabalhando para a conquista dos objetivos do mosaico e a ampliação das ações na conservação do patrimônio ambiental e cultural do litoral do nosso Estado.

MOSAICO - O Mosaico Lagamar busca integrar conservação da sociodiversidade, a implementação, gestão e proteção de unidades de conservação e áreas protegidas da região sul do litoral de São Paulo e o todo o litoral do Paraná, tendo sido constituído em 2006 por meio da portaria MMA no 150.

As ações do Mosaico Lagamar recebem o apoio financeiro do Projeto Manguezais do Brasil (PNUD/GEF) que promove as reuniões e ações do conselho e de sua secretaria executiva. O conselho consultivo do mosaico foi formado em agosto de 2013 e tem como presidente o Analista Ambiental Márcio Barragana, chefe da Área de Proteção Ambiental Cananéia Iguape Peruíbe - APA CIP, e conta com técnicos de órgãos de governo, ONGs e comunidades dos estados de São Paulo e do Paraná.



http://correiodolitoral.com/index.php/8193/noticias/noticiario/cidadania/comunidades-tradicionais-debatem-ucs-no-litoral-do-parana
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Cananéia - Iguape - Peruíbe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.