Sarney Filho visita reserva extrativista no Delta do Parnaíba

Portal AZ - https://www.portalaz.com.br/ - 12/05/2017
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, visitará neste sábado (13), a Reserva Marinha do Delta do Parnaíba, situada na divisa do Maranhão com o Piauí, onde ocorrerá nos dias 12 e 13, o I Encontro dos Pescadores e Pescadoras da Resex. O objetivo do encontro, onde estarão representadas mais de 15 comunidades pesqueiras da região, é melhorar a gestão do território pesqueiro a partir das discussões dos direitos e deveres dos pescadores e pescadoras, dos instrumentos de gestão e a ampliação da unidade de conservação.

Acompanhado do presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, o ministro participará do encerramento do evento na sede das Associações de Moradores e de Pescadores da Comunidade de Canárias, onde será realizado um mutirão de plantio das áreas de mangue da Lagoa Salgada.

O plantio de mudas será feito pelas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Verde, numa estratégia de recuperação de áreas para a manutenção dos recursos naturais e o seu uso sustentável, reforçando iniciativa já feita pelos pescadores.

"O objetivo do Ministério do Meio Ambiente é apoiar cada vez mais as atividades e projetos que têm enfoque socioambiental, como vem ocorrendo na Resex do Parnaíba, onde a partir de discussões e envolvimento da comunidade estão sendo construídas ações com o objetivo de gerar renda e proteger o meio ambiente", afirmou Sarney Filho.

Estarão presentes nos eventos os prefeitos dos municípios que abrangem a Reserva Extrativista de Ilha Grande de Santa Isabel, no Piauí, e Araioses e Água Doce, no Maranhão; representantes da Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal do Piauí, que têm desenvolvido pesquisas em parceria com a gestão da unidade de conservação, além de lideranças pesqueiras das Resex de Canavieiras, Prainha do Canto Verde e Cururupu.

Na Resex Marinha Delta do Parnaíba, criada em 2000, vivem hoje aproximadamente 2.800 famílias espalhadas nas ilhas que ficam dentro dos limites da área protegida. A Resex foi criada para proteger os meios de vida, a cultura das populações da região, assegurar o uso sustentável e a proteção da riqueza biológica e genética, caracterizada por manguezais, restingas, caatinga litorânea, carnaubais, dunas, praias e lagoas, que abrigam uma fauna rica e diversificada, algumas ameaçadas de extinção como o peixe ­boi marinho, tartarugas marinhas, mero, cavalo marinho e aves costeiras migratórias e residentes.

Além da pesca e da cata do caranguejo, os moradores das comunidades praticam outras atividades tradicionais como a cata de mariscos, retirada da carnaúba, aproveitamento de frutos, agricultura familiar e artesanato.

A atividade turística na região cresceu consideravelmente nos últimos 10 anos, após o estímulo dado pelo roteiro "Rota das Emoções", que une e promove os destinos dos Lençóis Maranhenses, do Delta do Parnaíba e de Jericoacoara. O turismo ocorre em toda extensão do Delta do Parnaíba e a maior parte dos atrativos encontram-­se dentro do território da Resex Marinha do Delta do Parnaíba.

De acordo com informações do ICMBio, cerca de 100 mil pessoas visitam a região a cada ano e as comunidades locais têm manifestado interesse em desenvolver atividades relacionadas ao turismo para complementação de renda.

Dados do instituto mostram que 91% dos moradores da Reserva Extrativista atuam na pesca e 71% aprenderam a profissão principalmente com os avós e os pais.

Programação

8h00 - Chegada Aeroporto de Parnaíba/PI e deslocamento ao Porto dos Tatus, município de Ilha Grande/PI

08h30 - Embarque Porto dos Tatus para a Comunidade de Canárias, município de Araioses/MA

9h00 - Mutirão de Plantio de Mangue na Lagoa Salgada, Comunidade de Canárias.

11h30 - Solenidade de encerramento do "1o Encontro de Pescadores e Pescadoras da Resex do Delta"- Sede das Associações de Moradores e de Pescadores da Comunidade de Canárias

16h00 - Reconhecimento da Resex, visita embarcada nas comunidades do Torto e Morro do Meio, áreas de manutenção do caranguejo e revoada dos guarás

18h30 - Chegada no Porto dos Tatus e deslocamento ao Aeroporto de Parnaíba (PI)



https://www.portalaz.com.br/noticia/geral/395769/sarney-filho-visita-reserva-extrativista-no-delta-do-parnaiba
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Marinha do Delta do Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.