AGU celebra 624 acordos em mutirão com ribeirinhos da Ilha de Marajó, no Pará

AGU - http://www.agu.gov.br/ - 12/06/2017
A Advocacia-Geral da União (AGU) realizou, ao longo de 13 dias, 624 acordos com moradores de vilas ribeirinhas da Ilha de Marajó, no Pará, no âmbito de processos previdenciários. A atuação ocorreu a bordo de um navio da Marinha do Brasil, que alojou no período o projeto Itinerância Cooperativa Fluvial da Amazônia, de iniciativa da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da Justiça Federal do Pará e do Amapá.

As equipes da Procuradoria Federal no Estado do Pará (PF/PA) e da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) analisaram 1.660 processos entre os dias 22 de maio e 4 de junho. Com um Juizado Especial Federal itinerante na embarcação, foi possível a realização de acordos para encerrar as ações contra a autarquia previdenciária no próprio local de residência dos ribeirinhos.

Após a avaliação dos pedidos plausíveis, houve a imediata instauração dos autos e remessa para a mesa de audiências, de onde seguia para instrução. Os pedidos envolviam a concessão ou restabelecimento de benefícios previdenciários ou assistenciais, como de amparo ao deficiente e ao idoso, aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

No total, mais de três mil ribeirinhos foram atendidos pelo projeto, que também incluiu serviços de saúde e de solicitação de benefícios previdenciários. A expedição passou pelas vilas de Soure, Muaná, Curralinho, Breves, Portel e Afuá.

A PF/PA e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



http://agu.gov.br/page/content/detail/id_conteudo/564792
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Arquipélago do Marajó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.