Contemplação e fotografia de aves têm despontado no turismo acriano

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.bhttp://radioagencianacional.ebc.com.br/ - 26/12/2017
Contemplação e fotografia de aves têm despontado no turismo acriano

Radioagência Nacional - Por Renata Martins


O Acre vem despontando como um dos roteiros mais procurados na Amazônia para observação de aves.

A observação de aves é um segmento do ecoturismo relacionado a contemplação e fotografia de aves na natureza. No Acre, a prática tem crescido e atraído turistas de outros lugares do mundo.

Um dos motivos é a vasta diversidade. Das 1,3 mil espécies existentes em toda a Amazônia, 714 podem ser encontradas em território acriano.

O estado está no Centro de Endemismo Inambari, área que concentra um grupo de espécies restritas e exclusivas à região.

Outro motivo é o crescimento da própria atividade. Os observadores, 'birdwatchers' ou 'birders', em inglês, se tornaram o maior grupo de pesquisadores da vida silvestre do planeta. O grupo é também o que mais cresce.

Expedições promovidas pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Turismo movimentaram cerca de R$ 100 mil.

Turistas brasileiros, americanos e ingleses visitaram unidades de conservação em Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Entre os locais visitados estão o Parque Zoobotânico, a Área de Proteção Ambiental Igarapé São Francisco e a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema.

De acordo com o Governo do Estado, além de aquecer a economia, devido a contratação de serviços hoteleiros, alimentícios, aluguéis de veículos, por exemplo, a atividade de observação de aves fomenta o turismo de base comunitária.

Os guias turísticos são os próprios moradores das comunidades visitadas.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-12/contemplacao-e-fotografia-de-aves-tem-despontado-no-turismo-acriano
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Cazumbá-Iracema
  • UC Igarapé São Francisco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.