Naturatins suspende emissões de autorizações de queima controlada no Estado até outubro

Jornal do Tocantins - https://www.jornaldotocantins.com.br - 05/07/2018
Naturatins suspende emissões de autorizações de queima controlada no Estado até outubro
05/07/2018 10:23

Elâine Jardim e Lauane dos Santos

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 4

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) suspendeu a emissão e a vigência de autorizações ambientais de queima controlada até o dia 30 de outubro de 2018, período que compreende à estiagem no Estado. Segundo o órgão a medida se fez necessária devido a ocorrência de ventanias, baixa umidade do ar e a massa vegetal seca em todo o Estado, podendo amentar os riscos de incêndios florestais.

A decisão foi publicada por meio de uma portaria no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira, 4. (https://doe.to.gov.br/diario/3620/download) Todavia, a portaria é do dia 29 de junho deste ano. Conforme o documento, a suspensão se deu devido à ameaça de incêndios que, historicamente, "se manifestam durante o período de estiagem na vegetação seca do cerrado, caracterizando alto risco ambiental", diz trecho da portaria.

A diretora de Licenciamento Ambiental, Caroline Bueto, explicou que a medida visa prevenir danos à fauna, flora e a vida humana. "Para que não ocorra nenhuma eventualidade, o Naturatins se manifesta por meio da suspensão das autorizações, para que posteriormente volte num período de temperaturas mais amenas. É uma medida importante que o órgão realiza devido aos ventos fortes. A ação tem a finalidade de prevenir algum incêndio, um desastre com grandes proporções", explicou.

Portanto, o produtor rural que possui a autorização para realizar a queima controlada não poderá realizar esta prática até 30 de outubro de 2018. Neste prazo o Naturatins não emitirá autorizações para a queima controlada.

O órgão informou também que o monitoramento e combate aos focos de calor são de responsabilidade de vários órgãos ambientais, cabendo ao Instituto este trabalho nas Unidades de Conservação (UCs) como o Parque Estadual do Jalapão, Cantão, Lajeado, Monumento Natural das Árvores Fossilizadas e as respectivas Áreas de Proteção Ambiental (Apas).

Com o objetivo de evitar riscos, o Naturatins implementou nestas UCs, ações preventivas como o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e criou as Brigadas Contra Incêndios Florestais, com a intenção de evitar incêndios de grandes extensões. Para a realização do trabalho de controle e combate às queimadas deste ano, o Naturatins contratou cerca de 60 brigadistas.

Queima controlada
Normalmente o produtor rural utiliza a prática da queima controlada para obter a melhoria de pastagens, o controle de espécies indesejáveis, melhorar o habitat para a fauna silvestre, controlar os parasitas e doenças, dentre outras.

https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/estado/naturatins-suspende-emiss%C3%B5es-de-autoriza%C3%A7%C3%B5es-de-queima-controlada-no-estado-at%C3%A9-outubro-1.1566514
Cerrado

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Jalapão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.